Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Violão / Review: Encordamento Elixir Nanoweb (aço)
Autor Mensagem
erico.ascencao
Membro
# Enviado: 8/ago/09 16:00 · Editado por: erico.ascencao

Depois de três meses de uso, agora tenho alguma base pra fazer um review sobre os encordamentos de aço da Elixir. Pra quem não sabe, a Elixir fabrica uma série de encordamentos com um revestimento polimérico que retarda a ação da oxidação. Diz o fabricante que os encordamentos duram de três a cinco vezes mais que encordamentos "comuns".

No começo de maio eu coloquei encordamentos Elixir em todos meus instrumentos - no caso dos violões, coloquei 0,10 Super Light no meu Hofma YE 231 e 0,10 "normal" no meu Hofma HE 215 E12 (12 cordas). No caso do 12 cordas, só tinha esta opção de encordamento; mas no caso do 6 cordas, optei por um encordamento 0,10 pois tenho uma certa "mania" de querer reproduzir técnicas típicas de violão clássico no violão de cordas de aço. Vamos então analisá-los separadamente.

Elixir Nanoweb 0,10 Super Light
Como eu disse, procurei por um encordamento 0,10 para dar uma pegada mais leve ao violão. Porém fiquei surpreendido pois não esperava este "super light" de sobrenome, e de fato o encordamento é bem mais leve que o 0,10 "normal", e eu não senti diferença significativa de "corpo" no som.

É difícil comparar um encordamento com outro pois geralmente você tende a fazer a comparação de um encordamento velho com um novo, o que é assaz injusto. Mas garanto que o timbre deste Elixir é muito bom, não tenho o que me queixar. Mas a melhor parte é a durabilidade: desde que troquei, o encordamento ainda tem a coloração muito próxima da coloração de novo. Se eu mostrar para alguém que nunca usou Elixir dificilmente esta pessoa dirá que este encordamento tem mais de um ou dois meses de uso. A única coisa que reparei é que nas últimas semanas ele começou a soltar umas "pelinhas", que eu suspeito que seja o revestimento de polímero que protege o encordamento da oxidação.

Elixir Nanoweb 0,10 12 cordas
Só existe uma versão de encordamento de 12 cordas, então não tem muito o que escolher. Desta vez eu posso comparar este encordamento com o D'Addario que estava no meu violão porque o encordamento que eu tirei estava há pouco tempo o violão: o som não mudou quase nada. Mas as observações sobre durabilidade são as mesmas feitas sobre o encordamento de 6 cordas.

Tenho só dois comentários sobre o encordamento de 12 cordas. Primeiramente, a solzinho (a corda que faz par com a sol e é afinada uma oitava acima da sol dos violões de 6) tem calibre 0,09 - se você parar pra pensar, é o mesmo calibre da mizinha de encordamentos 0,09; ou seja, esta corda é super tensionada, o que exige bastante cuidado ao afiná-la. O segundo comentário é o preço do encordamento: R$100. É salgado pra caralho, mas deve valer a pena.

Moral da história: eu sugiro fortemente que vocês economizem uma graninha e experimentem uma vez os encordamentos da Elixir. Aí vocês me perguntam: vale a pena? E eu digo: vale! Façamos as contas: Um encordamento D'Addario custa R$20 e dura uns 4 meses no máximo - ou seja, em 4 meses ele já estará oxidado - portanto você gastará R$60 em encordamentos num ano. Pegue estes R$60 e compre um Elixir, e eu aposto que ele demorará mais de um ano pra ficar no mesmo estado do D'Addario - pelo menos esta é a minha aposta.

Sedank
Membro Novato
# Enviado: 8/ago/09 17:33
Votar

ok

Leo-RJ
Veterano
# Enviado: 9/ago/09 03:14
Votar

Nos violões só tenho usado Elixir Nanoweb .10. E na guitarra também.

Luiz Almeida
Membro Novato
# Enviado: 9/ago/09 10:53
Votar

erico.ascencao

Valeu pelo review.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# Enviado: 9/ago/09 13:19
Votar

realmente essas cordas sao boas sim eu uso elas na minha guitarra!

BrandieLLi
Membro Novato
# Enviado: 9/ago/09 13:28
Votar

E a solzinha se manteu afinada sem problemas?

erico.ascencao
Membro
# Enviado: 9/ago/09 13:59
Votar

BrandieLLi
Durante o tempo em que ela estava íntegra, a afinação se manteve muito firme. Quando saia da afinação, era pra mais (um poquinho só). Ela estourou porque eu ficava afinando e desafinando pra regular o rastilho.

Kamus23
Membro
# Enviado: 9/ago/09 14:01
Votar

Eu só uso esse encordoamento...

Pago 50 reais o jogo, mas vale cada centavo...

axleWs
Membro
# Enviado: 9/ago/09 15:27
Votar

Kamus23
eu também

erico.ascencao
quando comprar meu violão aço, tenha certeza que vou de elixir

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Review: Encordamento Elixir Nanoweb (aço)

96.004 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 18 · Visitantes: 16 / Membros: 2
[ fill.zanchez, El Cabongo ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail