| Autor |
Mensagem |
felipe de oliveira Veterano |
# Enviado: 23/out/09 17:56
Pessoal,
Venho desabafar minha revolta com os fabricantes de violão em geral rsrsrs
Comprei no inicio do ano um Yamaha CPX900 e logo reparei que estas peças (Pinos, Rastilho e Nut) são vagabundas demais!!!!! O que me revolta é que vc paga um absurdo num violão desse e economizam merreca pra colocar peças boas e fazem MUITA diferença.
Levei pro meu Luthier e mandei trocar primeiramente o Rastilho e o Nut por peças confeccionadas em OSSO. O Rastilho e o nut originais eram de um plástico muito vagabundo inclusive o Nut era oco rsrs. Já deu muita diferença no timbre.
Depois comprei no ML pinos de ébano e instalei. As originais de plástico estavam todas comidas pelas cordas e eram até moles.
Notei muita diferença com essas mudanças. O som acústico do violão abriu. Muito mais timbre e harmônicos. Até o som plugado apresentou diferença significativa.
Gastei ao todo menos de R$ 50,00.
Quase todos os violões vendidos hoje vem com essas peças ruins. Só tive um Cort (CJ10X) que vinha já com pinos de Madeira e peças melhores.
|
cdzitu Membro Novato |
# Enviado: 23/out/09 18:40 · Editado por: cdzitu Votar
Man... eu tb coloquei pestana e rastilho de osso, e faz uma diferença monstra! É engraçado que mesmo alguns violões top top top vêm com as peças de Tusq, que jo creo que seja tipo um plástico tb.
Mas o que eu queria te perguntar é: esses pinos de ébano são legais mesmo? Melhoram a sonoridade? Pq eu vi esse anúncio no ML mas demorei muito e eles acabaram. To esperando o cara arranjar mais pra comprar.
Abraço!
PS. ah, to de olho nesses pinos aqui tb, ou nestes. Q ces acham?
|
Kamus23 Membro |
# Enviado: 23/out/09 18:46 Votar
felipe de oliveira
Vou ter que fazer isso no meu, estou com a grana, só falta tempo de ir no Luthier...
E no meu caso foi pior, estourou a Nut, tipo a corda E (Mizinha) cortou ele, entendeu?
O problema é que onde moro, não encontro essas peças em osso, vou ter que encomendar...
E sobre os pinos de ebano não conhecia, vou colocar na lista
Abraços
|
MMJr Membro Novato |
# Enviado: 23/out/09 23:35 · Editado por: MMJr Votar
É engraçado que mesmo alguns violões top top top vêm com as peças de Tusq, que jo creo que seja tipo um plástico tb.
Tusq e um materal sintetico-Groceiramente falando e um plastico extremamente duro...E o melhor material sintetico para rastilho e nut...Muita gente troca de osso para tusq....outros defendem o osso ate a morte....No final vai do gosto de cada um.... Mas pode botar uma fe...Tusq da conta do recado legal.....
A dificuldade das pecas de osso e justamente a consistencia do mesmo,...pois um unico pedaco de osso pode apresentar parte mais duras e nenos duras...O luthier tem que saber escolher bem o material....
Valeu....
|
Surita Membro Novato |
# Enviado: 24/out/09 13:25 Votar
O meu Cort eu já levei da loja (tem um luthier lá) com rastilho e nut de osso. Eu sei a diferença que essa peças ridiculamente baratas fazem.
Os pinos eu estava pensando em trocar. Você falando desse jeito só aumenta essa vontade!!! Que eles estão começando a desgastar e um deles está ameaçando quebrar.
|
erico.ascencao Membro |
# Enviado: 24/out/09 13:52 Votar
felipe de oliveira Caralho, nem sabia que existiam pinos em madeira!
|
lucas_in Veterano |
# Enviado: 25/out/09 02:13 · Editado por: lucas_in Votar
nunca encanei nesse detalhes, mas esse lance do pino ai eu achei loko, já coloquei um roller nut numa guitar q tive e melhorou mt tbm, acho q esses "tuning" é uma boa.
|
# Enviado: 26/out/09 17:50 Votar
cdzitu
Cara,
É normal sim, em quase todos violões, vir com essas peças de merda. Tipo meu violão é Top da Yamaha de Série e veio com essas 3 peças fajutas.
Sobre o pino que comprei é de fabricação EXCELENTE, é importado da loja Stewart-Macdonald, reconhecida pelos lutuhier's. Não sei se posso passar o contato do vendedor aqui. Me mande uma MP que passo.
Sobre os pinos dos links, não acho que é legal de metal, o som vai muito metálico, a madeira dá mais qualidade penso eu.
|
# Enviado: 26/out/09 17:51 Votar
Kamus23
Cara sobre as peças o próprio Luthier vai ter pra vc, não precisa comprar, só no caso dos pinos aí sim.
|
# Enviado: 26/out/09 17:52 Votar
Surita
Vai nessa que é faz realmente bastante diferença.
|
Prof. Rosélio Araujo Membro |
# Enviado: 29/out/09 23:46 Votar
felipe de oliveira Quase todos os violões vendidos hoje vem com essas peças ruins.
Eu conserto instrumentos. E se os fabricantes colocarem todas as peças lindas e maravilhosas, como é que o luthier vai viver? Este é o ganha pão. Coopera aì. rsrsrsrrss Um abraço
|
# Enviado: 30/out/09 09:04 Votar
Prof. Rosélio Araujo
rsrsrs pois é cara.
Mas vcs sempre terão as pontes Floyd Rose's.....rsrs
|
erico.ascencao Membro |
# Enviado: 30/out/09 11:36 Votar
felipe de oliveira Falando em Floyd Rose e violão:
|
Dave_Harper Membro Novato |
# Enviado: 30/out/09 11:36 Votar
ontem reparei no capotraste do meu violão de aço e reparei que ele está trincado na nota sol! e depois corri pra ver um outro violão de nylon que eu tenho mais antigo, e percebi que ele tbm está trincado na mesma corda! Alguem tem esse problema tbm? Seria a corda sol a que sofre mais pressão de todas as cordas para que isso aconteça? E seria melhor trocar por um de osso, tanto o capotraste quanto o rastilho? espero comentários!
|
# Enviado: 5/nov/09 13:28 Votar
Dave_Harper
Cara deve ter ressecado sei lá...por isso quebrou...leve num luthier e faça peças novas e boas.
|
Dave_Harper Membro Novato |
# Enviado: 17/nov/09 16:28 Votar
troquei o rastilho e a pestana por osso e o som melhorou muito! fora q a afinacao ficou dez!
|