| Autor |
Mensagem |
Bergmann Veterano |
# Enviado: 4/mai/04 04:06
Alguem poderia disponibilizar alguma pagina com metodos para esse tipo de tecnica?
Obrigado
Bergmann
|
Johnny Veterano |
# Enviado: 5/mai/04 19:38 Votar
Bom... não é uma questão só de técnica! Aliás... a técnica é 20% do flamenco. Técnica qualquer um com algum empenho consegue dominar, mas tem aquela interpretação do flamenco que só com sangue espanhol para fazer algo parecido... assim como é ruim ver espanhol interpretando choro, desastre!
|
Homem Cueca Prêmio FCC 2007
 |
# Enviado: 5/mai/04 19:53 Votar
flamenco eh foda....
kra...pra vc aprender flamenco vc teria q começar meio q do 0...ah mtos tipos de tecnicas de batidas q são fodas....
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 20:03 Votar
O flamenco é como se fosse o chorinho espanhol. Como o chorinho é feito utilizando-se muitos arpejos, o flamenco também é. O uso da escala menor harmônica enfatiza bem o estilo, mas não é só isso.
Conhecer os clichês harmônicos deste gênero também é muito bom. É importante ouvir bastante antes de começar.
Um exemplo de cadência cigana:
||: Am9 | G | F(#4) | E7(b13) :||
.
.
e------------------------0---3-------------------------
B-------0-------0-------3-3---------0----0----0--0--0--
G-----5---5-------5----0---0-0-----2-2---1----2--2--1--
D---7----------7---7--5-----------3---3--0----3--3--2--
A--0---------0-------------------2-------2----3--3--2-
E-----------0-------------------1--------0----1--1--0--
.
.
Fazer dedilhado.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 20:08 Votar
e------------------------|-----------------------------
B------------------------|-----------------------------
G----------4-5-4-7-5-4---|--------2-4-2-5-4-2----------
D----7-7-7-------------7-|--5-5-5-------------5--------
A------------------------|-----------------------------
E--------Am9-------------|---G-------------------------
.
e------------------|-----------------------------------
B------------------|-----------------------------------
G----0-2-0-4-2-0---|---------------2-2--1-1--5-5--4----
D--3-------------3-|-2-2--3-3--2-2---------------------
A------------------|-----------------------------------
E------------------|-----------------------------------
|
nothing else matters Veterano |
# Enviado: 5/mai/04 20:33 Votar
Bergmann
cara,o paco de lucia eh um dos reis do flamenco
um exemplo ae...
tem muitos legais,esse eh um exemplo
obs:prefiro fazer as bases,mas transcrever para tab eh dificcil
heheheh,.
Am
e--0-1-3-1-0-------------------------------------------
B------------0-3-1-0-----------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
Johnny Veterano |
# Enviado: 5/mai/04 20:43 Votar
LeandroPanucci
Eu diria que em geral eles seguem as escalas menores ciganas ou arabes...
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 20:49 Votar
Johnny
É verdade, o clima exótico é o maior tempero do flamenco, mas na maioria das vezes é a escala dos acordes mesmo. Lá menor natural, depois quando entra um Mi aí muda pra Lá menor harmônico. Quando entra o acorde de Fá o modo lídio é bem enfatizado... isto tudo falando que a tonalidade está em Lá menor né!?
|
Johnny Veterano |
# Enviado: 5/mai/04 21:02 Votar
Com certeza!
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 21:32 Votar
esta última tab que postei pode ser feita com guitarra, distroção e dalay, bem hard rock mesmo. Fica legal.
Se quiser conferir com violão e guitarra, baixe a música Innuendo do Queen e vai ouvir dos dois jeitos. Além de ser um puta som progressivo.
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 21:35 Votar
Uma vez eu entrei no site da Tonante e na descrição do violão dizia que era bom pra tocar flamengo. Daí eu mandei um e-mail perguntando se eles tinham um modelo bom pra tocar Corinthians... eles nem responderam o e-mail he he he... por que será????
|
Bergmann Veterano |
# Enviado: 5/mai/04 22:56 Votar
Valew pessoal, só que a coisa é a seguinte:
Eu me refiro a tecnica de como eles tocam com a mão direita. E bem diferente do violão erudito pelo que vi o violonista da banda de um amigo tocando (O cara tem mais de 20 anos de violão flamenco).
Não fui muito direto na minha pergunta. Me desculpem.
Abraços
Bergmann
|
LeandroP Membro |
# Enviado: 5/mai/04 23:02 Votar
Bergmann
A técnica da mão que dedilha está no modo como você arma ela.
Os três dedos (anelar, médio e indicador) devem estar posicionados da maneira convencional. Só que na hora de dedilhar você puxa as três cordas com o anelar e logo em seguida com os outros dedos. Dá a impressão de 3 violões tocando ao mesmo tempo.
Também não sei se consegui expressar bem a técnica, mas fiquei curioso quanto aos sites do assunto.
Vou dar uma garimpada e se encontrar pode ter certeza que eu bosto, quer dizer, posto aqui, ok?!
Boa sorte!
|
Bergmann Veterano |
# Enviado: 6/mai/04 07:32 Votar
LeandroPanucci
Obrigado! =)
É realmente complicado. Eu toco alguma coisa flamenca mas me deparei com umas bases, uns acordes muito acelerados. Depois que eu vi esse violonista tocando vi como a coisa é diferente do violão erudito convencial.
|
Sir Nightfall Veterano |
# Enviado: 6/mai/04 08:42 Votar
caras xo tentar ser um pouco util nesse forum, deem uma olhada e vejam se isso ajuda, bom eu gostei dos exercicios propostos....
http://www.nel-som.com.br/ricardodica.html
valeu abraçaos pro ceis
|
nothing else matters Veterano |
# Enviado: 6/mai/04 16:39 Votar
LeandroPanucci
consiguiu c expressar bem sim,pelo q conheco dessa tecnica vc explicou certinho e talz,para quem n conhece certamente intenderá.;;
tecnica d batida:vc "bate" com o dedo 1 o ritmo e depois toca ele d novo soh q com os dedos 2 e 3 indo rapidamente atras,dando ideia tb d 3 violoes,..!
|
Johnny Veterano |
# Enviado: 6/mai/04 23:10 Votar
LeandroPanucci
Cara... a técnica é bem variada! Os madrileños são diferentes da cataluña que são diferentes da la mancha que são diferentes de andalucia... de região pra região...
Esse rasqueio que vc citou é o mais simples deles, existem varias formulas que podem se encontradas em algumas peças de Gimenez e até de Boccherini.... e realmente é dificil de explicá-las!
|
lblack Veterano |
# Enviado: 7/mai/04 08:28 Votar
LeandroPanucci
mas essas dicas/explicações/tecnicas você acha em livros, internet...conservátorio...?
|
Johnny Veterano |
# Enviado: 7/mai/04 09:19 Votar
lblack
Mesmo que vc encontre algo na internet ou em livros nunca vai ser a melhor forma! O ideal seria ter a oportunidade de passar um tempo em Madrid convivendo nesse meio para poder pegar mais a questão de interpretação e dinâmica nesse tipo de música! Mas como a grana é curta... seria melhor encontrar algum professor que tenha uma boa formação no estilo (de preferência espanhol) e escutar muito flamenco. Pois como eu já disse a técnica pode ser até complicada, mas nada que muito empenho não dê resultados...
|
lblack Veterano |
# Enviado: 7/mai/04 10:51 Votar
Johnny
será que esse bigode do leandro é porque ele veio da espanha??
falando sério, é um estilo que mexe com as pessoas, todos têm pelo menos uma noção do que é...é um estilo muito rico em técnicas, dá passar um bom tempo estudando...
|
lblack Veterano |
# Enviado: 7/mai/04 10:54 Votar
Johnny
nothing else matters
LeandroPanucci
me empolguei.... www.black.palcomp3.com.br olha lá a musica olê!!
|
Reinaldo Camargo Filho Veterano |
# Enviado: 10/jul/04 18:15 Votar
lblack
aeUhaeuaeHuaeHauEHaeUhaEU
esse olê ficou super joinha :p
|
LightSpeedDash Veterano |
# Enviado: 10/jul/04 23:20 Votar
Qual é a musica realmente classica do flamenco q todos deveriam conhecer??
(gostei dessa técnica dos 3 violões!)
|
Julian Nuna Veterano |
# Enviado: 16/jul/04 20:27 Votar
Caros,
Estou a procura de pessoas que estão interessados em flamenco ou até mesmo os que sabem, faremos como nas antigas. Paramos para bater um papo sobre o que tocar e etc..
Posso não ter o conhecimento que muitos de vcs têm pelo que percebi, Não sei o que é tocar com escala, não entendo como funciona progressão. Eu toco o que é agradável ao ouvido, foi difícil para mim e está sendo, por mais que eu tenha no sangue a música, os ritmos o costume dificulta e muito eu estar tocando solo. Vamos reunir os instrumentos, o que acham ?
|
Julian Nuna Veterano |
# Enviado: 16/jul/04 20:33 Votar
Novamente,
avisei lá aviso acá, Paco De Lucia nos visita talvez em outubro. Vamos torcer pelo " Duende "
|
Capitão Caverna Veterano |
# Enviado: 23/jul/04 18:59 Votar
nossa, to torcendo pro Paco de Lucia vir....ele tem umas musicas mto fodas, Panaderos Flamenco, Celosa, Entre Dos Aguas, Malaguena Salerosa....alias, Asturias é dele?de quem q é?
|
gabrielviolao Veterano |
# Enviado: 27/jul/04 13:40 Votar
Paco de Lucia realmente é o melhor que existe...e também o responsável pela difusão do flamenco no mundo! Uma música clássica do flamenco é a famosa "Carmen"!Tive a opurtunidade de morar na Espanha estudar flamenco e de conhecer algumas celebridades do flamenco como Paco de Lucia! O flamenco se baseia principalmente nos ritmos(Malaguena, Soleares, Rumba, Tientos, Bulerias...) e na mão direita...digamos 30% mão esquerda 70%mão direita.
Tem várias técnicas características para o estilo como o Trêmulo(diferente do erudito), Alzapua, o famoso Pizzicato (técnica que vc consegue uma grande velocidade e sonoridade aos seus solos)...
Uma dica para se especializar no flamenco é escutando muito!
Paco de Lucia é muito bom, mas não devemos esquecer do grande SABICAS(inspiração de Paco de Lucia), Manitas de Plata, Paco Pena, Manolo Sanlucar,Carlos Montoya...
Alguns sites:
Exercícios e transcrições:
http://www.flamenco-classical-guitar.com/english/annuaire_uk.php?menu= flamenco
Transcrições formato GUITAR PRO
http://www.mysongbook.com(O melhor site de tabs guitar pro que existe!)
|
cbjr na veia Veterano |
# Enviado: 27/jul/04 18:55 Votar
assim...curti essa ideia de flamenco..vcs poderiam escrever uns nomes de musiks pra eu baixar...
|
Julian Nuna Veterano |
# Enviado: 27/jul/04 19:12 Votar
Boa noite a todos !
Capitão caverna respondendo a sua " ASTÙRIAS " pertence à Isaac Albeniz.
Gabriel Violão, é um prazer saber que vc esteve na ESPANHA. Estarei me programando para ir também a estudos.
Mas por enquanto faço istop aqui.
pergunto a você, se por acaso VC possui algum material referente a acompanhamento para dança flamenca ( ritmos ).
Eu por exemplo, toco, executo palmas e contra palmas, e procuro aos poucos criar minhas coreografias dentro dos ritmos de bulerias, alegrias, soleares, tangos e fandangos - a sevillana por ser fixa, possibilita até algumas extravagâncias.
Pergunto por qu, não posso fazer tudo ao mesmo tempo certo ?
Se vc puder me ajudar eu estou procurando criar uma compania, seja de dançarinos, instrumentistas, etc. tanto para que pessoas aprendam ou para que se especializem ( ressalto não sou professor nem nada. Sou um autodidata que tenho mais que nunca, vontade tanto de aprender a ensinar o que eu sei ). Vamos no sajudar. O que acha ?
|
gabrielviolao Veterano |
# Enviado: 28/jul/04 12:57 Votar
Julian Nuna
Saudações Julian!
O único material que tenho é destinado ao violão. Em relação a executar palmas no rimto certo eu te recomendo que escute muito flamenco! Tente sentir o seu compasso, andamento... Escute algum material antigo do Paco de Lucia.Outro que te recomendo é Manitas de Plata! Muitas músicas do cara tem palmas no meio. Vc tem que escutar a maior variedade de ritmos existentes no flamenco, escutar mesmo, ficar bitolado nas músicas, e aí então vc automaticamente vai conseguir distinguir os ritmos e executar palmas no compasso certo.
Hoje em dia eu não toco mais flamenco. De vez em quando em uma roda de fogueira, acampamento, eu toco algumas...Atualmente eu toco blues...Passo metade do dia escutando e estudando blues! E o flamenco me ajuda muito nas improvisações!! Mesmo tocando rock, blues o flamenco da um "bom tempero" na hora de solar!
|