| Autor |
Mensagem |
Greenwood Veterano |
# Enviado: 4/nov/04 20:25
Gostaria de saber até que ponto um ambiente de clima seco pode comprometer a madeira do violão a curto ou a longo prazo.
Moro em uma cidade onde durante cinco meses do ano temos um calor de rachar e a umidade é baixa ao ponto de sangrar os narizes mais sensíveis. Meu violão fica na minha sala de estudos, num ambiente fechado a maior parte do dia, com uma temperatura que deve beirar os 36 graus. Devo utilizar de algum artifício para não comprometer meu instrumento?
|
wesleyw8 Veterano |
# Enviado: 5/nov/04 00:58 Votar
poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado
|
Greenwood Veterano |
# Enviado: 12/nov/04 23:57 Votar
UP.
Pô galera... esse é um assunto do interesse de todos! Colaborem aí...
|
Balbino Junior Veterano |
# Enviado: 13/nov/04 01:20 Votar
Greenwood
Cara o clima seco demais pode fazer a madeira do seu violao rachar! existe um aparelhinho q controla a humidade do ar ! so nao lembro o nome! e nem como usa! é ideal de vez em quando vc tomar banho e deixar a toalha qual vc se enxugou no quarto! isso ajuda a quebrar o clima seco do quarto!
mas acho ideal vc contatar um luthier pra se informar melhor!
abraços!
|
rodrigosouza Veterano |
# Enviado: 19/nov/04 14:29 Votar
Greenwood
Deixar uma esponja, dessas de lavar louça, umidecida dentro do violão, resolve...não deixe molhada...apenas úmida de forma que não danifique o violão...Um amigo meu sempre fez em seu ABREU e obtém resultados...um abraço
|
FabianoB Veterano |
# Enviado: 19/nov/04 15:30 Votar
Balbino Junior
o aparelho chama-se termohigrômetro.
Greenwood
O q eu te aconselho é deixar um vasilha com água na sua sala de estudo e com isso, o ambiente regula naturalmente a umidade relativa!
Ate mais.
|
evitaerc Veterano |
# Enviado: 19/nov/04 15:56 Votar
Se ficar umido demais crescem os riscos de um descolamento tambem. Seco racha e umido descola, o certo fica entre os dois.
|
FabianoB Veterano |
# Enviado: 19/nov/04 16:00 Votar
evitaerc
Entaum, por isso o ideal é a vasilha com água, o ambiente naum corre o risco de ficar SUPER UMIDO..
até mais
|
Greenwood Veterano |
# Enviado: 20/nov/04 21:43 Votar
Gelera,
Agradeço a colaboração até agora.
Só que tem um detalhe. O meu violão fica acondicionado num case. Então artifícios externos não terão influências sobre o violão no case, certo? O que fazer então?
|
wesleyw8 Veterano |
# Enviado: 21/nov/04 11:54 Votar
o q q eh case?
|
Balbino Junior Veterano |
# Enviado: 21/nov/04 16:43 Votar
wesleyw8
Case!? heheheh! é um estojo para violao! hehehe!
|
rodrigosouza Veterano |
# Enviado: 23/nov/04 09:50 Votar
Greenwood
e a esponja....cabe no case[i][/i], tenta acho que é legal...levemente umidecida....
|
Greenwood Veterano |
# Enviado: 27/out/05 22:13 · Editado por: Greenwood Votar
Galera,
Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?
|
albertoellobo Veterano |
# Enviado: 29/out/05 16:20 Votar
wesleyw8
poe um ventilador pra ele.......ou um ar condicionado
Tá maluco, cara? Colocar um ventilador pra ventilar o que, se o problema é de uminade?
Um ar-condicionado, então, nem pensar! Vai deixar o ambiente ainda mais seco.
Greenwood
Cara, deixe sempre um recipente d'água (pode ser um copo) aberto no ambiente onde seu violão estiver. Isso deve aumentar a umidade do local, já que o calor de 36° que vc mencionou, vai provocar a evaporação quase como que no nível do mar. Ah! e providencie um estojo térmico pro violão e deixe sempre saquinhos de silica no ambiente, pra esterilizar o ar, já que a água evaporando aumentará a umidade e a colônia de fungos do local.
|
albertoellobo Veterano |
# Enviado: 29/out/05 16:21 Votar
Greenwood
Ressuscitando este tópico, gostaria de saber se vcs usam o legítimo "Óleo de Peroba" no violão. Tem algum risco de reagir com o verniz?
Depende do verniz.
|
Greenwood Veterano |
# Enviado: 30/out/05 07:35 Votar
albertoellobo
O que vc passa pra limpar?
|
albertoellobo Veterano |
# Enviado: 31/out/05 09:53 Votar
Greenwood
O que vc passa pra limpar?
Pow, cara, eu uso um produto especifico, feito sob medida pala limpar a superfície dos instrumentos sem danificar. Ele é muito pratico e acessível. Seu nome? FLANELA! Só não funciona muito bem em violões pretos.
|