Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gaita / BEND, O que é?...Como Fazer?
Autor Mensagem
Spike good
Veterano
# Enviado: 11/jun/06 11:01

Como ainda existem muitas dúvidas sobre os bends em gaitas blues, resolvi criar um tópico específico sobre o assunto: o que é um Bend e como executá-la, espero que gostem.

O que é?

É uma técnica bastante utilizada para se obter as notas que estão faltando, ou seja a técnica do bend permite alterar a freqüência natural de uma nota, possibilitando a execução de outras.
Por exemplo, em uma gaita diatônica em C, na 3ª casa aspirada você encontra o B....Aplicando o bend você pode produzir o Bb, A e Ab.
O bend é uma técnica muito importante para uma composição, principalmente no Blues. É o efeito sonoro do bend que, na gaita assim como em outros instrumentos como a guitarra, proporciona essa característica blusística à música.

Como Fazer?

A única forma de explicar isso sem complicar, é através da técnica de vocalização das notas, como eu já havia abordado em um tópico anterior. Não conheço uma outra forma de explicar essa técnica de forma mais simples e eficaz....Assim, ao aspirar a 3ª casa, você deve produzir o som da vogal “i”, essa será a nota natural. Ao produzir o som da vogal “o” na mesma casa, você terá o início do que é um bend.
Na prática você terá o “i” sendo o B e o “o” sendo o Bb.

Vale lembrar que a vocalização das notas é um processo essencial não apenas para o desenvolvimento do bend, mas como para qualquer melodia executada em uma gaita.
É um equivoco acreditar que a gaita se resume a apenas assoprar/aspira, visto que o som da gaita está fortemente relacionado com as cordas vocais da pessoa que a executa, tanto que a maioria dos efeitos se relaciona com o movimento gutural, e é isso que proporciona uma característica única a cada músico....A gaita é um instrumento extraordinário e possui um papel bastante importante que é o de amplificar o som produzido pelas cordas vocais.

Espero poder ter esclarecido, essa coisa que é o bend e que para muitos ainda é bastante nebulosa.
Qualquer coisa que possa acrescentar e contribuir com o tópico serão bem vindos.
Abçs.

DOG BLUES
Veterano
# Enviado: 12/jun/06 08:00
Votar

olá.....tenho um ótimo método de blues harp.....todo em português e com audio....ensina como fazer bends de forma clara e vc pode ouvir no cd.
dog.29@hotmail.com

Facchini
Veterano
# Enviado: 14/jun/06 15:18
Votar

Spike good

Que foda vlw, isso se aplica aos vibratos tbm? Fazendo o "I O I O I O"?

Spike good
Veterano
# Enviado: 14/jun/06 21:22
Votar

Facchini

Também....vale como base

shiri
Veterano
# Enviado: 28/jun/06 14:18
Votar

show de bola

mas todos os bends são executados com I e O?

por exemplo as casas que tem mais de 3 notas por exemplo a casa 2(E, G, Gb, F) e 3(G, B, Bb, A, Ab)

Esse DOG BLUES é picareta, ele tá é VENDENDO o metódo, e não distribuindo....

Spike good
Veterano
# Enviado: 30/jun/06 22:20
Votar

shiri
Nesse caso onde o bend chegam a 1 tom ou até mais, vc pode obter a nota prolongando o "O" com uma intensidade maior.... E isso vai também depender da sensiblilidade de cada um em perceber a nota.

Esse DOG BLUES é picareta, ele tá é VENDENDO o metódo
Vc acha isso mesmo?....na verdade eu não esperava que ele estivesse distribuindo o método. Tá certo que o fórum não é o local ideal para ficar vendendo coisas, mas se eu tivesse um método para gaita, também venderia...Ah se venderia.
O problema é que, acho que não teria muita paciência e nem tempo para desenvolver um método de qualidade.....é preciso muito domíneo e conhecimento, além de uma extensa consulta bibliográfica.

Abraços.

Luigi LeBeau
Veterano
# Enviado: 6/jul/06 17:30
Votar

hey Spike, vc tem uns sons gravados, vi q v,a ssim como eu, eh fanzaumd e blues!! poste um som ai pra mim cara!! abraços!!

Spike good
Veterano
# Enviado: 7/jul/06 13:57
Votar

Luigi LeBeau
Hehe...não tenho som gravado......por enquanto. Seria uma boa o pessoal de gaita postar o som aí pra galera escutar.
Falou!

aluadohpr
Veterano
# Enviado: 10/jul/06 18:58
Votar

Tenho um arquivo de uns 5min de audio diretamente de um professor de gaita do Instituto Souza Lima... qm tiver afim mand seu e-mail...

falow galera.. valeu Spike..
XxAluadoxX

DnL
Veterano
# Enviado: 20/jul/06 14:33
Votar

Spike good to começando a tocar gaita agora e creio eu q estou tendo uma boa evolução...queria saber se é possível fazer o bend com a tecnica de U Blocking.... obrigado...

Spike good
Veterano
# Enviado: 21/jul/06 15:06
Votar

DnL
Hum....bend com U blocking rsrss.....difícil, muito....pelo menos é o que acho. Se alguem consegue fazer bend com essa técnica, o que eu tenho lá as minhas dúvidas, tudo bem.....sei que eu não consigo e nem pretendo.
falou...bons estudos

bluenote
Veterano
# Enviado: 3/set/06 18:45
Votar

os bends nos orificios 1 2 3 4 6 so podem ser feitos aspirados?

lukharp
Veterano
# Enviado: 3/set/06 19:11 · Editado por: lukharp
Votar

bluenote
Sim,e no 7,8,9 e 10 soprados,existem outras técnicas mas não convém falar sobre elas agora.

Christ
Veterano
# Enviado: 22/set/06 20:25
Votar

Eu aspirei pronunciando "o" e não vi alteração nenhuma...

bluenote
Veterano
# Enviado: 23/set/06 17:25
Votar

alguem pode me dizer as notas q os bends produzem tipo no orifio 3 elas mudam de B para Bb,A,Ab nao e isso, e os outros? por favor ajudem valeu.

bluenote
Veterano
# Enviado: 23/set/06 17:44
Votar

tenho uma tablatura de um riff daquelas q usa o sinal - pra aspirar e o sinal ' para os bends e o numero para soprar , quando tem o sinal do bend nos orificios 123456 nao tem o sinal - para aspirar ,quer dizer sempre q tiver o sinal do bend nesses orificios nao presisa colocar o sinal - pois os bends so podem ser feitos aspirados nesses orificios , e isso?

lukharp
Veterano
# Enviado: 23/set/06 18:26
Votar

bluenote
entre em contato(www.lukharp@ibest.com.br) e estarei lhe passando informações.
Tchau,e é www mesmo, não estranhe!

bluenote
Veterano
# Enviado: 28/out/06 21:51
Votar

c vc puder me mandar alguma coisa cordeiroalex2006@ig.com.br desculpe mas nao manjo nada de computador

bluenote
Veterano
# Enviado: 4/nov/06 16:28
Votar

e ai rapaziada sera q alguem pode me dizer as notas q os bends produzem tipo no orifio 3 elas mudam de B para Bb,A,Ab nao e isso, e os outros? por favor ajudem valeu.

Spike good
Veterano
# Enviado: 4/nov/06 17:45
Votar

bluenote
Casa 1: Apenas Bend aspirado = notas D e Db/C#.
Casa 2: // = notas G, Gb/F# e F.
Casa 3: // = notas B, Bb, A e Ab.
Casa 4: // = notas D e Db/C#.
Casa 5: Sem Bend.
Casa 6: // = notas A, e Ab.
Casa 7: Sem Bend.
Casa 8: Apenas Bend soprado = E e Eb.
Casa 9: // = G e Gb/F#.
Casa 10: // = C, B e Bb.

falou.

bluenote
Veterano
# Enviado: 5/nov/06 19:50
Votar

valeu!!!

Tico_McCready
Membro
# Enviado: 12/dez/07 17:20
Votar

Toh pensando em começar a aprender gaita pra dar uma encrementada nas músicas da banda...

Isso já me serviu bastante de base...

o/

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a BEND, O que é?...Como Fazer?

96.004 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 99 · Visitantes: 83 / Membros: 16
[ Bizet, Leblues, kramers2, Pseudonimum, Murillo Wendel, buddy guy, fill.zanchez, james_the_bronson, R Palma, MARCIO.LIMEIRA, TaylorBass, TWT ICE, Leo-RJ, NoAlarms, jonas.hetfield, White G3 ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail