Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Gaita / Musica de gaita em G para tocar em gaita em C como faço ?
Autor Mensagem
thiago_bg_rs
Membro Novato
# Enviado: 31/dez/08 19:50

eu vi que para tocar uma musica em G na gaita em C ...basta usar a segunda posição....mas oq seria a segunda posição ??
eu sei que émeu ridicula a pergunta mas faze oq...novato é novato ..xD
abraço a quem tiver paciencia de responde...xD

thiago_bg_rs
Membro Novato
# Enviado: 31/dez/08 19:56
Votar

pra ser mais especifico a musica eh :
Diga a Ela --Nenhum de nos
(Gaita em tom G)
Introdução:
5 5 -5 5 -5 6
5 5 - 5 5 -5 -4
5 5 -5 5 -5 -6 6
7 7 -6 6 5 6
....
eu gostaria de tocá-la numa gaita em C

Bluesruno
Membro
# Enviado: 1/jan/09 11:18
Votar

Thiago vamos lá,

Acho que você pode tocar essa musica na sua gaita em C na primeira posição. O que você tem que procurar é tocar notas que combinem com a escala de G (se você for improvisar durante a musica). No caso dessa introdução que você transcreveu acima em G, na gaita em C ela ficaria assim:

-3 -3 4 -3 4 -4
-3 -3 4 -3 4 -6
-3 -3 4 -3 4 5 -4
3 3 5 -4 -3 -4

Aqui você simplesmente toca as mesmas notas em um tom diferente a musica vai ficar um pouco diferente. Claro que você pode tocá-la de outro jeito caso queira, subindo uma oitava por, então ela ficaria assim uma oitava acima:

-7 -7 7 -7 7 -8
-7 -7 7 -7 7 10
-7 -7 7 -7 7 8 -8
-6 -6 8 -8 -7 -8
-6(9) -6(9) 8 -8 -7 -8

O orificio 9 entre parenteses na ultima linha é a mesma nota do orificio -6 então se você não quiser dar esse salto do orificio -6 para o orificio 8 pode tentar usá-lo, não tenho uma gaita aqui comigo então não sei como vai ficar.

Tente tocar ela assim e veja se você gosta.

Falow.

Bluesruno
Membro
# Enviado: 1/jan/09 11:30
Votar

A 2ª posição sobe o tom da gaita em 2 tons e meio, então se você usar a segunda posição para tocar uma musica em G numa gaita em C o que você vai fazer é simplesmente tocar uma escala de G em uma gaita em C, é uma questão de escala, mas como sabe a gaita não possui toda a escala cromatica em suas oitavas então precisamos de técnicas como o bend.

Pra você que esta iniciando de uma olhada neste pequeno curso basico de gaita, me ajudou muito quando estava começando:

http://mvhp.com.br/gaita1.htm

Leia e faça os exercícios, as musicas são simples mas importantes para o seu repertório, você vai te mais ou menos uma noção basica da gaita com isso.

Falow cara.

thiago_bg_rs
Membro Novato
# Enviado: 2/jan/09 02:20
Votar

Vlw pela resposta....vo tenta faze aki em casa e ve como fica...mas vlw mesmo....
abraçoo

ghostbastard
Veterano
# Enviado: 2/jan/09 19:01
Votar

thiago_bg_rs

segue a apostila do JG ali de cima que vc entende. Se não entender ainda, pergunta de novo aqui que a gente responde.

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 1/mar/09 16:25
Votar

thiago_bg_rs
Introdução:
5 5 -5 5 -5 6
5 5 - 5 5 -5 -4
5 5 -5 5 -5 -6 6
7 7 -6 6 5 6
....
eu gostaria de tocá-la numa gaita em C

Voce pode tocar seguindo a tablatura em qualquer gaita, ou gaita de qualquer tom. Vai ser a mesma música mas em tom diferente.

has4
Veterano
# Enviado: 1/mar/09 19:36
Votar

Já vi que passaram dicas legais e específicas para a sua dúvida, só como complemento, gostaria de acrescentar umas informações, pois talvez outros tenham dúvidas a respeito, pois, falando de diatônicas e Blues, deixo aqui uma dica que eu acredito ser bem legal:

Para executar BLUES, um violão estando executando canções no acorde/tom de G (sol), a gaita que é um instrumento transpositor, fica melhor sendo usada uma com 2 ½ acima do tom Sol, isto é, utilize uma gaita C (gaita em dó), assim, esta é a tonalidade mais adequada para o Blues, pois, se fosse usada uma gaita no mesmo tom do violão, no caso do exemplo, um gaita em G (sol), não propiciaria uma escala tão bluseira (chorada) na execução.

REGRA (resumo): 2 tons e meio do tom do violão ou teclado = gaita bluseira.

A partir desta dica, fiz a seguinte TABELA:

VIOLÃO - GAITA (adequada)
C..................F
C#...............F# ou Gb
D.................G
D#...............G# ou Ab
E.................A
F.................A# ou Bb
F#...............B
G.................C
G#..............C# Db
A.................D
A#..............D# ou Eb
B.................E

OUTRA DICA :
Lembram da banda AC/DC (banda de heavy metal) Pois bem, para os tons mais usados em gaitas, ou para adquirir as mais utilizadas, lembrem-se do nome desta banda, e aí, dará em AC/DG (troque o último C por G), assim, você não esquecerá sobre quais as gaitas (harmonica) mais utilizadas e para serem adquiridas (compradas)!

Se a pessoa tiver condições de adquirir outras gaitas mais em outros tons, sugeriria, Bb, F e E.

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 2/mar/09 08:47
Votar

has4

Boa informação. Corretisssimo.
Um abraço

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Musica de gaita em G para tocar em gaita em C como faço ?

96.005 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail