Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Pedais & Pedaleiras / Blackmore - Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!
Patches para pedaleiras
Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# Enviado: 3/jul/06 00:42 · Editado por: Moderador

Opiniões nesse tópico!

Galera, (_BLACKMORE_) resolvi fazer algumas manutenções e deixar elas arquivadas de formas ilustradas para alguns mais interessados aqui do fórum.
Começo com uma simples manutenção que muito assusta os usuários de aparelhos eletrônicos, a lubrificação de potenciômetros ruidosos, com aquele chato barulho de raspando.

Manutenção: Lubrificação de potenciômetros "raspando" ao uso

Material necessário: Circuit cleaner ou lubrificante spray similar (WD-40 tb serve) e claro o aparelho com o defeito, chaves de fenda para abrir o equip., um pincel.
Primeiramente identifique o(s) potenciômetro(s) com o problema de ruído, deixe todos os apetrechos na bancada q de preferência deve ser um local bem ilumidado e com espaço suficiente para "movimentar" o aparelho durante a desmontagem.

Foto 1

Abra o aparelho deixando um fácil acesso ao pot q precisa ser lubrificado, e caso haja muita poeira eh altamente recomendável q seja limpo com um pincel a região externa e algumas "baforadas" sem cuspe no mais próximo possível do pot para tirar o máximo possível de poeira da região de contato para que não fique "empastado" demais.

Foto 2

Após a etapa 1 comece a lubrificar com pequenas borrifadas do óleo (circuit cleaner) ou WD-40 e gire o pot em seu total curso para que todo o perfil de condução do pot fique corretamente limpo/lubrificado.

Foto 3

Foto 4

Repita a etapa anterior em todos os pots q estejam com ruídos, e antes de fechar o aparelho é altamente recomendável ligar ele e ouça se o problema acabou.
Lembre-se de que o aparelho deve estar isento de curtos (chaves em cima de placa, placas com os pontos de soldas encostados, em cima de panos molhados, etc) para que não ocorra a queima do aparelho e uma simples manutenção não se torne em uma salgada conta de eletrotécnica!!

Foto 5

Feche o aparelho e seja feliz!!

Foto 6

Abrax!

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 00:43 · Editado por: _BLACKMORE_
Votar

pessoal meu tópico de hoje jah foi queimado, então pedi para o Mestre Seiji postar pra mim!!

brigadão ae Seiji!! \o\ \o\ /o/ /o/

Izen Troya
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 01:17
Votar

_BLACKMORE_
aeeeee fico dahoraa!!

eh facil, pensava q fosse mais difícil! ajudo bastante, vo procura alguma coisa pra tenta :P

Toki
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 08:20
Votar

_BLACKMORE_
Agradecemos a explicação cara!

Agora umas dúvidas:

1- Na "Foto 5" você está aplicando também em parte sem ser potenciômetro, não está? Ali não é um pot, é? Se confirmado, por que aplicar ali também?

2- No meu wah-wah (vox v847) eu sinto que o pot perdeu um pouco a sensibilidade, e passa do grave ao agudo muito mais rápido que antigamente, mais ou menos no meio do curso do pot. Essa lubrificação poderá ajudar ou esse tipo de problema só trocando o pot?

Valeu!!

oldmonkey
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 10:48
Votar

melhor que WD40 é usar graxa de automovel sem emplastar (mesmo se emplastar não tem problema), para o ruido na hora e dura por um tempo, com muito cuidado pode entortar os pequenos contatos para um lado fazendo eles correrem na pista de carvão do pot em outra posição fora da trilha desgastada. procurem que existe um topico sobre e isso em wha whas. palavra de macaco veio.

Rifferman
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 10:56
Votar

_BLACKMORE_
era exatamente oq eu tava precisando!!!
meu pedal q ta com esse proble é exatamente o msm pedal de volume das fotos

vlw msm

paulgilbert
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 11:59
Votar

interessante...

quero um wah wah
=/

trupie du mal

ql vale +
shelter
fatboy
fatboy II
cryin
hell sei lá oq da berhinger

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 12:17
Votar

Izen Troya
valeo!!

Toki
1- Na "Foto 5" você está aplicando também em parte sem ser potenciômetro, não está? Ali não é um pot, é? Se confirmado, por que aplicar ali também?

os dois pontos que foram lubrificados foram dos pots, pois o pedal de volume q possuo existem 2 potenciômetos ...

2- No meu wah-wah (vox v847) eu sinto que o pot perdeu um pouco a sensibilidade, e passa do grave ao agudo muito mais rápido que antigamente, mais ou menos no meio do curso do pot. Essa lubrificação poderá ajudar ou esse tipo de problema só trocando o pot?

puta pedal hein!! acredito que isto seja por uma pqna regulagem na parte "mecânica" da coisa, o q seria mudar a região onde o pot está atuando, fiz isso com um Cry Baby de um amigo e ficou na medida q ele queria, com menos agudo, mas isso requer um pouco de paciência e saber exatamente o que quer para q depois não se arrependa!
abrax

oldmonkey

melhor que WD40 é usar graxa de automovel sem emplastar...existe um topico sobre e isso em wha whas. palavra de macaco veio

excelente opção, mas acredito q esta seja um pouco mais simples, portanto para pessoas menos experientes e/ou pacientes como eu por exemplo!!valeo cara!!

Rifferman

era exatamente oq eu tava precisando!!!
meu pedal q ta com esse proble é exatamente o msm pedal de volume das fotos

isso se aplica a pots de aparelhos eletronicos em geral, coloquei o de volume pq eu estava com esse problema e uni o necessário a uma ajuda !!
abrax!

paulgilbert

quero um wah wah
=/

sugiro q vá a uma loja e teste e apos compre o que mais lhe agradar ...
abrax

Rifferman
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 12:26
Votar

_BLACKMORE_
cabei de faze os passos aew e deu mto certo!
ruidos foram pro saco hehehe

vlw []'s

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 12:31
Votar

Rifferman

\o/

128556
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 12:38
Votar

Rifferman

tb fiz

agora meu wah ta perfeito denovo
\o/ !!

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 3/jul/06 19:06
Votar

um up pra quem naum viu!!

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 14/jul/06 13:03
Votar

outro

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 13/nov/06 22:48
Votar

é sempre bom ler algo que ajude a resolver pequenos e grandes problemas !!

teuabreu
Veterano
# Enviado: 13/nov/06 22:57 · Editado por: teuabreu
Votar

Pode usar Grafite em pó pra lubrificar tambem, ou não??

Valeu man!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# Enviado: 13/nov/06 23:12
Votar

teuabreu

tu pode fazer o favor de perguntar aqui ...
valeo !!