| Autor |
Mensagem |
Freedon Veterano |
# Enviado: 7/fev/08 00:48
Galera, gostaria de uma boa configuração para o meu compression sustainer da boss, alguem manja? soh pra som limpo abs!
|
Lak Lak Membro |
# Enviado: 7/fev/08 01:54 Votar
cara o negocio eh fuçar, "receita de bolo" nunca vai funcionar do mesmo jeito com guitarras amps e pegadas diferentes (principalmente se tratando de compressor, pedalzinho tao polemico)
depois de regular teu amp do jeito q vc curte, soca os knobs do pedal em 12horas, vai mudando os knobs de 1 em 1, vendo como cada um meche no seu som, e ai vc encontra a melhor configuração pra vc
abraços
|
Freedon Veterano |
# Enviado: 7/fev/08 02:01 Votar
entao cara, tenho aki um home estudio ta ligado... mesa de som, monitores, chorus, dt, od, delay... só que esse compression sustainer q tenho faço varias configurações, mais nunca me encaixo com uma, queria saber de alguem q tenha pra sei la... trocar uma ideia como é legal usar ele para um som limpo entende
|
Robinson Veterano |
# Enviado: 15/fev/08 14:01 · Editado por: Robinson Votar
Eu sei! Até pq uso meu CS-3 o tempo todo ligado e para as mais diversas situações.
Vamos por parte: Dispensemos por agora os controles LEVEL e TONE já que se trata de usar o pedal com som limpo. Nos concentremos nos controles ATTACK e SUSTAIN. O "attack" nada mais é do que o tempo que levará o efeito para se "manifestar" ou tornar-se presente. Já o "sustain" é o que o nome diz... a quantidade de sustain que será incorporada ao som.
Usando uma quantidade razoável de sustain (40%) obtemos um acréscimo bom e sem exageros, além de 50% o ruído é elevado pelo efeito e o realça tmb. Feito isto podemos nos concentrar no "attack". Este controle quando posicionado a 100%, por exemplo, faz com que a compressão que já graduamos antes entre em ação rapidamente, simultâneamente à palhetada e por esta razão o som fica mais estalado, mais percussivo onde todas as notas ficam fortes no ataque. Isto pode ser muito bom para um som limpo com uma cara meio "acústica" e o resultado é de uma certa dinâmica muito presente. Agora se girarmos o "attack" para 0%, manteno a mesma quantidade de sustain, o efeito se torna mais suave pq fica mais linear e apenas a primeira palhetada, se acaso, é que fica com ataque. A impressão é que o som final fica homogeneo, sem picos percussivos, muito bom para linha de acordes na base harmônica de uma música ou bases ritmicas de acompanhamento.
Agora atenção! Tudo isto pode variar se incorporarmos o controle de "level". Vejam bem... se o "level" do pedal estiver mais alto que o level de imput do instrumento o resultado final será uma elevação que vai de algo tênue para algo alto (de acordo aos ajustes anteriores). No caso inverso, isto é o "level" do pedal mais baixo que o level de imput do instrumento, fará com que o som final seja "esmagado" pela compressão (sempre de acordo aos ajustes anteriores).
Sugiro então testar primeiro equilibrando o Level do pedal com o level sem o efeito para que ambos fiquem com o mesmo volume. Só depois disto que se regulem, a gosto, os outros controles. Uma vez dominado isto... aí sim partam então para as regulagens mais radicais.
Abç!
|