Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Técnica correta para aplicação do pedal de sustain
Autor Mensagem
hesane
Veterano
# Enviado: 15/out/05 21:30

Alguém sabe qual a técnica correta para aplicação do pedal de sustain quando tocamos o teclado, principalmente usando os timbres de piano?
Em que momento devemos acionar e depois liberar o pedal?
Há alguma fórmula ou estudo direcionado para o aprendizado dessa técnica?
Se isso puder ser ensinado aqui, apenas de forma dissertativa, por favor, façam isso. Se não, por favor, indique alguma fonte de consulta e estudo dessa técnica.

Antecipadamente, muito obrigado.

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 15/out/05 22:09
Votar

hesane
pra quem estuda piano classico existem até metodos especificos para isso, mas hoje em dia não é tanto usado assim, tanto é que eu nunca lembro o nome do metodo

quanto a timbre de piano o basico é sempre usar na mudança de acorde, pra não virar uma mistureba com dois acordes soando
mas se vc está tocando piano solo, tem que tomar cuidado pra não embolar a melodia que geralmente tem notas que não são do acorde, então se usa de dois em dois tempos ou até de um em um

que faz acompanhamento de bossa as vezes usa o pedal acompanhando o baixo da esquerda, o pedal fica de tempo em tempo, mas para dar uma liga nos saltos da esquerda, ou só no primeiro tempo para que o segundo tempo do baixo fique mais seco

seu ouvido é o maior controle disso

com outros timbres uso muito pouco, mais como recurso pra ter que mudar alguma coisa no painel e não ter que cortar o timbre

ou alguns casos uso um pouco com:
o slow strings só pra encorpar alguns trechos

tenho uma timbre de guitarra com distorção para solo que só trabalha em monofonico, com o pedal da um efeito muito interessante na distorção e no delay

mazza
Veterano
# Enviado: 15/out/05 22:21
Votar

Alguém sabe qual a técnica correta para aplicação do pedal de sustain quando tocamos o teclado, principalmente usando os timbres de piano?
usa-se principalmente com o pé (preferencialmente), acho que é mais cômodo...

Mario Umetsu
Veterano
# Enviado: 15/out/05 22:46
Votar

Eu quase não solto ele enquanto toco piano :P

fernando tecladista
Veterano
# Enviado: 15/out/05 22:55
Votar

Eu quase não solto ele enquanto toco piano :P

se vc tocar um Dó7M e depois um Rém7 e não soltar, vair ficar soando do,re,mi,fa,sol,lá,si e dó tudo junto

hesane
Veterano
# Enviado: 16/out/05 02:07
Votar

O Mazza... Você deve ser algum filho retardado do Mazzaropi.

ENGRAÇARALHO PRA CADINHO.

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 16/out/05 05:08 · Editado por: Ken Himura
Votar

Você usa o pedal para "prolongar" a duração do som.

No piano erudito, levanta-se o pedal geralmente quando muda-se o acorde do baixo. Faz uma espécie de transição de um acorde pro outro.

mazza
Veterano
# Enviado: 16/out/05 19:33
Votar

O Mazza... Você deve ser algum filho retardado do Mazzaropi.
é que eu não fui bem claro PÉdal é com o PÉ, pode-se também tocar com a mão , mas dá dor nas costas...
ai, eu morro de rir :-)

hesane
Veterano
# Enviado: 16/out/05 23:01
Votar

...ai, eu morro de rir :-)

Mazza,

Se você quer mesmo morrer de rir...

Então soca uma dentadura no cu e vai rir pro caralho.

mazza
Veterano
# Enviado: 17/out/05 06:44 · Editado por: mazza
Votar

Se você quer mesmo morrer de rir...
ai, ELE DORMIU COM O BOZO!! tá tão engraçadinho!! e o pedál dá pÉ?
entendeu? e o pÉdal dá pÉ? hihihih

PÉdala ! PÉdala!!!

Aproveita o fundo musical:
"ELA é carioca, ELA é carioca, basta o jeitinho dela PÉdalar"... ai eu morro de rir :-)))

hesane
Veterano
# Enviado: 17/out/05 15:25
Votar

Feitinho pra você, seu mané:

Arquiteto é o cara que não foi macho o suficiente para ser engenheiro, nem viado o bastante para ser decorador.
Aí...Depois...Não consegue segurar a onda, cai em deprê, vai procurar um analista e é aconselhado a tocar teclado só por terapia ocupacional.

Vai esfregar esse cu num serrote.

Cara. Enquanto você ta aí cheirando a poluição, comendo pizza e bebendo guaraná Kuat, eu to aqui, cheirando ar puro na beira da praia, comendo mulher gostosa e tomando chopp de montão.

Fica na tua vacilão.

ROTTA
Moderador
# Enviado: 17/out/05 15:29
Votar

mazza
hesane

Onde um não quer, dois não brigam.
Abraços.