Home · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / solução para as placas de som sem porta MIDI/JOYSTICK
Autor Mensagem
emanuel macedo
Veterano
# Enviado: 8/jan/07 11:00

Andei pesquisando MUITO mais na Internet e acabei encontrando a solução. Ela resolve o caso completamente. Talvez sirva para alguém mais e daí estou postando aqui no Fórum. Segue abaixo o que eu descobri.

Não é obrigatório usar uma porta MIDI/JOYSTICK no PC. Pode ser via porta serial também. Para usar isso é preciso o cabo que conecta a porta "To-Host" do teclado a uma porta serial do PC (DB9 - pode ser a COM1 ou COM2) e também o driver CBX da Yamaha, instalado no PC, para ele "reconhecer" a serial como entrada/saída MIDI.

O driver está no site da Yamaha. Também está lá até a pinagem do cabo, caso o usuário queira fazer um em casa. Se quiser comprar pronto, a Yamaha tem o dela. Acredito que existam outros similares no mercado, mas ainda não procurei.

Se esta dica serviu para alguém do Fórum, informe aqui , só para eu ficar sabendo que valeu a pena eu postar a solução que achei.

gustavorino
Veterano
# Enviado: 8/jan/07 12:25
Votar

emanuel macedo

ehehe .... mas ai o cara tem que ter um teclado com To Host.. o que é mais raro do computador sem paralela

mano_a_mano
Veterano
# Enviado: 8/jan/07 13:08
Votar

Proprietários de PSR-530/630/730 podem fazer isso :-)

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 8/jan/07 15:18
Votar

oloko... nem 30 reais vc compra uma no ML...

kaka.tec
Veterano
# Enviado: 26/jan/07 15:37
Votar

emanuel macedo,

tenho um teclado PSR-620 e um cabo midi e pretendo adapta-lo pois meu pc nao tem porta Joystick, da certo esse adaptador ae de Joystick/ Serial nesse modelo de teclado?

agradeço desde jah.

Leo Veiga
Membro
# Enviado: 3/mar/07 10:13
Votar

emanuel macedo
eu não tenho a essa placa e acho que isso vai me ajudar mais eu preciso saber qual é o site

emanuel macedo
Veterano
# Enviado: 3/mar/07 11:33
Votar

Leo Veiga
gostaria mas não posso postar sites e fórum neste fórum
pois fui alertado pelos moderas que é regras.

procure no google com esse título que vc acha onde está.

''ritmos teclados arranjadores dicas e macestes''