| Autor |
Mensagem |
JeffersonX Veterano |
# Enviado: 3/abr/07 12:24
Bom pessoal, é uma pergunta boba, mas é bom fazer hehe
Eu estou começando agora a utilizar sintetizador (tenho um Juno D) e estava lendo neste tópico http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/8/157395/ sobre utilizar o modo performance ao invés de patch, para evitar o corte do timbre na hora da mudança. Ok. Mas como então faço a mudança do timbre no modo performance? E vi que pode "misturar" vários timbres simultâneos para serem controlados. Como configuro os timbre que irei controlar?
|
ericpb Veterano |
# Enviado: 5/abr/07 11:06 Votar
Acho q é isso q vc quer:
Pra mudar o timbre é igual no modo patch. O ideal é criar uma perfomance sua para poder salvar e deixar os sons mais utilizados num acesso mais facil. Você pode por exemplo, colocar os sons de orgaos no registro 2 e 3 e deixando um orgao como o 33 em um e o 67 em outro. (q são dois orgãos bem bacanas)
Para "misturar" você deve configurar a saida de um patch para o mesmo q outro isto é, se vc editar o patch 3 e mudar a saida pra 2, ao tocar sairá o som dos dois intrumentos ao mesmo tempo.
O manual do juno é bem util e ajuda bastante nesta parte.
Espero não ter complicado, se não conseguir entender me avisa q tento explicar melhor.
|
JeffersonX Veterano |
# Enviado: 5/abr/07 14:32 Votar
Opa, valeu amigo. O que eu fiz foi o seguinte: criei uma performance no meu Juno D com os timbres que mais gosto de usar. Quando o Part Select está habilitado, no modo performance, cada botão de acesso rápido de troca de timbre, passa a trocar para cada uma das 16 partes. Então o que fiz foi configurar cada parte com os timbres que uso. Quando vou tocar, coloco o Juno D na performance, escolho a performance com os timbres que preciso e ativo o Part Select. Aí quando tenho que fazer a mudança do timbre, apenas troco para a parte que tem o timbre que devo usar no momento.
Dá um pouco mais de trabalho, mas a vantagem que tenho que posso depois mudar muito mais rápido os timbres, só mudando a performance com os timbres pré selecionados. Pra agilizar a configuração faço isso com o Roland Juno D Editor. E além disso os timbres não dão corte quando mudo, por exemplo, de Grand Piano para SynthStrings 2.
Assim é o jeito correto?
|
ericpb Veterano |
# Enviado: 5/abr/07 15:59 Votar
Exatamente isso é q sem o teclado aqui no trampo não me lembrava do nome Part Select, hehehe.
E pra combinar timbres vai no Part Select e configura a saida pra parte selecionada, prefencialmente as de 10 pra cima q são de mais dificil acesso, daí, por exemplo, junta-se a 11, 12 na 3 e tem uma combinacao grande selecionando a parte 3 pra tocar.
|
JeffersonX Veterano |
# Enviado: 5/abr/07 20:23 Votar
hehe tranquilo ericpb. Se dependesse de mim, levaria o teclado para tocar no trampo hehe. Só que não pode hehe.
Então eu estava no caminho certo hehe. Vi o cara lá falando e fiquei encucado como faria isso. Aí a única maneira que consegui pensar foi fazer esse esquema do modo performance.
Ah! E a parte da mistura dos timbres!! Era isso que estava procurando!! Rapaz, achava que não tinha jeito de fazer isso... Pra ter idéia de como isso é bem útil, a introdução da Distant Hunter do Shaman, começa com barulhos de trovões, chuva, cavalos relinxando e parece que alguns uivos. Então fazendo essa combinação de timbres em partes mais altas que você disse, split e outras coisas, consigo fazer o que quero!!
Show demais!! Cada vez estou ficando fã de teclados sintetizadores, em especial da Roland. Que show de recursos hehe
Valeu pela ajuda amigo!
Um grande abraço
|
AC_TEC Veterano |
# Enviado: 6/abr/07 21:35 Votar
Olá, amigo. Legal mesmo, mas só pra lembrar é necessário ter sempre em mente a polifonia em uso, que no caso é somada a de cada parte. Mas no caso do Juno D, que se não me engano tem 64 vozes, vai ser difícil "embananar", hehe. Um ponto chave que você citou é o fato dele ter teclas de atalho para chamar as partes. Mas tenho uma dúvida: ele é multi-timbral (você pode ter mais de uma parte ativa ao mesmo tempo) nesse modo? Quando você usa essas teclas de atalho, a parte anterior é automaticamente desativada? Valeu, e abraços
|
JeffersonX Veterano |
# Enviado: 6/abr/07 22:44 Votar
Fala amigo, beleza? É sim. Trocando a parte, automaticamente a outra deixa de ser controlada. E se eu quiser, consigo controlar várias partes ao mesmo tempo. É só fazer o que o ericpb disse, configurando a saída da parte para outra. Por exemplo, vamos supor que eu queira um timbre com Grand Piano, Pad, Harpsichord e Chaos Choir. Então configuro duas partes com esses timbres. Grand Piano e Pad na parte 1 em modo Dual Voice, na parte 2 Chaos Choir e o Harsichord também em modo Dual. Aí com o Juno D Editor eu consigo configurar qual vai ser a saída a parte. Coloco a parte 1 com a saída pra parte 2. Com isso consegui ter 4 timbres diferentes em um só. Não testei criar com mais de duas partes, mas acho que dá. Porém notei uma coisa no Juno D, não sei se é alguma "navalhada" minha. Quando configuro uma parte para ter um timbre em modo Dual Voice ou Split, ele pega numa boa e funciona mesmo trocando de parte e voltando. Mas se eu trocar de performance, se o timbre da parte não for Dual ou Split, ele volta para o seu modo original, como Split ou Single. Só consegui fazer segurar o modo Dual/Split criando um patch e salvando na memória do teclado. Aí quando crio a performance com uma parte no modo Dual/Split, já seleciono o Patch que criei. Com isso, mesmo mudando de performance, a configuração Dual/Split continua. Alguém mais percebeu isso no Juno D?
Quanto a polifonia, estou tranquilo porque é como você disse, com 64 vozes é um pouco difícil estourar, ainda mais que eu não uso MIDI.
Até mais e abraços.
|