| Autor |
Mensagem |
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 29/mai/08 19:31
Andei pesquisando mas os sites da Yamaha não explicam muito bem isto. Sei que o CP-300 tem mais sons do que o CP-33, e, se não me engano, o mecanismo de teclas é diferente, mas acontece que conversei com o pessoal da Teclacenter questionando o fato de eles colocarem no produto CP-33 demos do CP-300 (estão no site www.yamahasynth.com), e eles me disseram que as demos que estão no site são dos sons em comum entre os dois teclados, ou seja, os principais sons do CP-300 estão no CP-33.
Esta informação procede?
|
Artref Membro |
# Enviado: 29/mai/08 20:13 Votar
Que coincidência, hoje esse foi assunto da outra lista que participo =) Por acaso você está por lá?
O mecanismo é o mesmo, trata-se do "Graded Hammer Action" (GH), nos dois modelos. A informação no site da Yamaha Brasil sobre o mecanismo do CP300 está incorreta e já os alertei para isso.
Quanto aos sons, o CP300 tem mais deles...mas pelo que vi aqui no manual dos dois, parece que a informação está correta - ou seja, alguns sons do CP-300 estão no CP-33. Se eles soam iguais aí só ouvindo mesmo, ao vivo, pra saber.
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 29/mai/08 20:45 Votar
Artref
Por acaso, foi você que há algum tempo atrás estava em dúvida entre alguns pianos digitais da Yamaha e acabou comprando o CP-300 por causa dos timbres XG dele, ou estou enganado?
Que coincidência, hoje esse foi assunto da outra lista que participo =) Por acaso você está por lá?
Foi coincidência mesmo, pois não postei nada sobre isso em nenhum outro lugar. Mas por acaso, essa outra lista é o Synth BR?
Com relação aos sons em comum, creio que não haja diferença. Sendo assim, será que podemos chegar ao ponto de dizer que nessa nova linha CP (CP-300 e CP-33) não há um "entry-level"? Ou seja, o CP-33 é um CP-300 sem alguns recursos mas com a mesma sonoridade nos principais timbres?
Outra coisa que esqueci de dizer é que o CP-300 tem caixas de som imbutidas, e o CP-33 não.
|
Artref Membro |
# Enviado: 29/mai/08 21:51 Votar
Sim, é a Synth-br, sou o Alan Ricardo. Não sei se pode citar outras listas aqui, se não puder me banan, rs rs rs...e não fui eu que comprei o CP não.
Fabio, também me pareceu que a linha CP não tem entry-level, como você disse. Mas se eles soam iguais, aí já não tenho 100% de certeza.
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 29/mai/08 22:56 Votar
Artref
E quem foi que questionou a respeito dos CP's?
Logo que pensei na linha CP, me veio à cabeça o caso da linha nova PRP da GEM. Tem o PRP-700 e o PRP-800. A única diferença entre os dois é que o 800 tem auto-falantes. Embora eu saiba que a diferença entre os CP's vá além de auto-falantes, me parece um caso similar. É uma pena que a Yamaha do Brasil não tenha um atendimento ao consumidor (que ainda não tem um produto Yamaha mas que quer comprar mas, antes disso, tirar dúvidas) como a Korg, com o Áureo, e a Roland com o Zé Ozório. Essas minhas dúvidas, por exemplo, poderiam ser facilmente tiradas com um e-mail comparativo entre o CP-33 e o CP-300.
|
BlindNode Membro |
# Enviado: 29/mai/08 23:35 Votar
Na página dos CP's há um vídeo de comparação entre os pianos digitais. http://www.yamaha.com/yamahavgn/cda/flash/dp/videoplayer/dpvideoplayer .asp Entre todos, o CP300 é o único a apresentar o recurso "String Ressonance". Entre os dois o mecanismo das teclas é o mesmo. Tenho o CP33, e os demos embutidos nele são basicamente os mesmos do CP300 encontrados em http://www.yamahasynth.com/demos/index.html.
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 29/mai/08 23:48 Votar
BlindNode
E o som que sai do CP-33 é o mesmo que sai nas demos do CP-300 do site da Yamaha, ou o som do 33 é notavelmente inferior?
|
BlindNode Membro |
# Enviado: 30/mai/08 11:08 Votar
fábio_soul
O problema de comparar com os demos é que os demos do site são em MP3, e sofrem portanto de compressão, além de passar pela placa de som do micro, então os sons do CP33 até parecem melhores, por serem sons diretos do instrumento; têm mais agudos, melhor ataque, sendo então mais agradáveis.
Mas creio serem os mesmos sons.
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 30/mai/08 13:27 · Editado por: fábio_soul Votar
Edit
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 30/mai/08 13:29 Votar
BlindNode
Qual é o uso que você faz do seu CP-33? Somente estudos em casa, ou toca ao vivo, com banda? Caso toque ao vivo, como é a performance dele na "hora H"? O timbre tem peso, se destaca, ou fica meio morto no meio de tudo?
Valeu.
Mas creio serem os mesmos sons.
Realmente, pelo que pude perceber, a única diferença que vai dar resultado no som entre o CP-300 e o CP-33 é a que você falou da função Strings Resonance. Pelo que o vídeo mostra, é uma coisa importante sim esta função, mas creio que não muda muita coisa no "grosso" do timbre. Acredito que o timbre seja praticamente o mesmo.
Acho que neste sábado vou testar um CP.
|
BlindNode Membro |
# Enviado: 31/mai/08 01:57 Votar
fábio_soul Qual é o uso que você faz do seu CP-33? Somente estudos em casa, ou toca ao vivo, com banda? Caso toque ao vivo, como é a performance dele na "hora H"? O timbre tem peso, se destaca, ou fica meio morto no meio de tudo?
Quanto a isso não posso ajudar, pois só toco em casa...
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 31/mai/08 12:53 Votar
BlindNode
Ok... sem problemas, já ajudou bastante com suas informações. Valeu.
|
raízes Membro Novato |
# Enviado: 6/set/08 11:32 Votar
Espero poder ajudar neste tópico. Tenho um Cp33, faço um trabalho de voz e piano em hotéis há alguns anos. este piano é muito bom no que diz respeito a trimbre, teclas, efeitos e algumas funções como misturar timbres com volume independente para cada um podendo ainda mexer na oitava individualmente entre outros. Com relação ao Cp300 eu liguei para a Yamaha do Brasil, o técnico é o Raphael Massarente e ele me passou que o timbre do Cp300 é superior ao do Cp33 por causa do gerador AWM dynamic stereo sampling de 3 vias e 128 de polifonia, enquanto o do Cp33 é AWM de 64 de polifonia.
|
fábio_soul Veterano |
# Enviado: 6/set/08 13:06 Votar
Há algum tempo vi um vídeo no site da Yamaha que mostra a tecnologia que eles utilizam nos pianos digitais. Com relação ao som de piano do CP33 e do CP300, acho que a diferença principal é que o 300 tem um sistema de simulação dos harmônicos das cordas do piano muito bom, e o 33 não tem isso. De resto, acho que não muda tanto assim em termos de timbres.
|
mano_a_mano Veterano |
# Enviado: 15/nov/08 22:50 · Editado por: mano_a_mano Votar
Estou seriamente pensando em comprar um BOM piano digital em 2009, e o principal candidato é o Yamaha CP300. Aliás, preciso fazer um tremendo e$forço para isso... Coisa que já comecei faz um certo tempo. Espero ter os cerca de R$5.000,00 necessários até a hora de comprar :-)
|
Nenel Membro Novato |
# Enviado: 22/jul/09 08:56 Votar
Não sei se é por causa da polifonia (o dobro no Cp300), mas a verdade é que o som do Cp300 é bem mais incorpado.
|