| Autor |
Mensagem |
levyscarv Membro |
# Enviado: 3/abr/09 10:56
to com uma duvida sobre teclas, acho que é até meio boba, mais agora que me dei conta que to por fora do assunto!!
é sobre essa parada de aftertouch vs with velocity!
tenho um juno-d (o normal edition mesmo, o primeirão), e to planejando um FG7!! o juno usa o "with velocity", enquanto o FG7 usa "aftertouch"!!
queria saber as diferenças entre essas duas tecnologias? quais as principais caracteristicas? a diferença que dá na hora da pegada? e se vou sentir muita diferença nesse quesito teclas?
sds.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# Enviado: 3/abr/09 12:42 Votar
São tecnologias diferentes. Velocity Sensitive é a sensibilidade à velocidade, que permite de ppp a fff.
Aftertouch é um controle de "após toque". Isto é: Depois que abaixar a tecla, você aperta ela mais um pouco e ela te dará um efeito, que pode ser programável. Por exemplo: No X7 que toquei o ano passado, o Brass estava programado no aftertouch para dar um crescendo...
O G7 tem velocity sensitive e aftertouch...
Até hoje não vi um teclado que tivesse aftertouch e não tivesse velocity sensitive.
|
levyscarv Membro |
# Enviado: 4/abr/09 01:13 Votar
with velocity é igual a Velocity Sensitive????
ja vi que ao menos nesse caso o FG é um salto enorme então, ja vou notar uma diferença brusca ao trocar!!
;p
|
levyscarv Membro |
# Enviado: 4/abr/09 03:53 Votar
Citando algo antigo, 2004 pra ser mais exato:
sarpa Veterano
Na verdade, se o teclado é sensível à velocidade, ele é sensível à velocidade e não à pressão.
A sensibilidade de velocidade nas teclas é o que faz o felling da coisa. Se você pressiona a tecla mais rapidamente, é mudado algumas características do timbre do que se você tivesse apertado a tecla lentamente. Na verdade, a sensibilidade serve para nuances e "pegada" de piano. Pra ficar mais fácil de entender: Imagine um pianista tocando uma peça num teclado que não possui sensibilidade à velocidade. Todas as notas sairão com o mesmo volume, mesmo ataque e mesmas características. Ficaria meio estranho, né? Imagine na hora em que a música deve ficar mais sutil? E aí? Como faz?
Na maioria dos teclados são interpretados 4 velocidades. Então, cada timbre possui 4 variações para as velocidades, pois em cada uma dessas 3 velocidades, o som soa com um característica diferente, como eu havia falado acima.
Sensível à velocidade, mas e à pressão? É o que? Muitos já ouviram falar do "aftertouch", e até já rolou um tópico aqui no fórum perguntando "o que é aftertouch?". Ele sim é a sensibilidade à pressão. Ou seja, depois de presionada a tecla, se você à "forçar" mais um pouco, você terá um outro evento programado através do aftertouch, que, interpreta a pressão da tecla depois de pressionada. O Aftertouch é muito usado para se colocar vibrato, glide, etc...
Desculpem-me a extensão da mensagem.
Um abraço, Juninho Sarpa. www.bandaapice.com.br www.juninhosarpa.com.br www.juninhosarpa.com.br/fotolog
|
levyscarv Membro |
# Enviado: 4/abr/09 04:05 · Editado por: levyscarv Votar
Achei uns conceitos:
Aftertouch *Num teclado, aftertouch significa "pós-toque". Trata-se de um controle em tempo real produzido pela pressão de uma tecla, além do ponto onde uma nota soa." Channel aftertouch" afeta todas as notas que estão soando atualmente e "polyphonic aftertouch" afeta apenas a nota que está sendo tocada.
*Propriedade MIDI que controla quantidade de pressão que é aplicada na tecla.
Velocity (sensibilidade) *Controlador em tempo real baseado na força com a qual as teclas dos equipamentos MIDI (ou pads) são tocados.
Velocity Sensitivity (sensibilidade de velocidade) *Um teclado que pode responder à velocidade que uma tecla é pressionada; isto corresponde à dinâmica com qual o executante toca o teclado. A função Velocity é importante e ajuda a traduzir a expressão do executante na música.
vide: http://roland.com.br/suporte/glossary/%23
|
# Enviado: 4/abr/09 10:01 Votar
levyscarv
Pois é. Se tivesse usado a busca antes, teria evitado a criação deste tópico :P
|
levyscarv Membro |
# Enviado: 5/abr/09 00:48 Votar
é verdade!!
a questão foi a internet lá de casa!!
quando to no trabalho é facil, mais lá em casa naum tem condições!!
é lerdinha a bicha!!
hehehe
;p
|
JeanCarlo Veterano |
# Enviado: 5/out/09 21:55 Votar
Vocês estão querendo me dizer então que um teclado pode ser sensível e não ter aftertouch?? Aftertouch não tem NADA a ver com sensibilidade??????
|
ricksouza Membro Novato |
# Enviado: 5/out/09 22:01 Votar
bingo.
|
# Enviado: 6/out/09 08:47 Votar
JeanCarlo caiu a ficha, ein?
|
JeanCarlo Veterano |
# Enviado: 8/out/09 08:56 · Editado por: JeanCarlo Votar
Jonathas Lacerda ricksouza