| Autor |
Mensagem |
RRPRRP Veterano |
# Enviado: 15/mai/09 21:54
Acabo de adquirir um netbook Asus EeePC com processador Atom Intel 1.6 GHz. 1GB de Ram. tela de 10 polegadas, bateria de 5 horas e Windows XP home.
To pensando em utiliza-lo para rodar VSTs. Seu tamanho é muito pequeno e seria um modulo ideal para complementar o meu Kurzweil PC3.
Já instalei o True Pianos e vi que roda bem.
O unico problema é a latencia.
Instalei o Asio4all e não funcionou bem. Dá uns ruidos estranhos..
Dei uma olhada nos interfaces de audio USB mas, todos são muito caros (cerca de R$ 1000 para um fast track pro).
Tem um da Behringer - UCA202 - que custa menos de R$ 200. Será que é bom para VST? Alguem já usou?
|
mjcmello Membro Novato |
# Enviado: 15/mai/09 21:58 Votar
Eu tenho uma da Behringuer UCG 102. Deve ser semelhante. Funciona bem num desktop. Agora eu tenho a mesma dúvida com relação a um note desses.
|
dtplayer Veterano |
# Enviado: 16/mai/09 12:15 · Editado por: dtplayer Votar
Cara, compra uma placa de som USB como a fast track usb (que custa uns 400) que fica tudo resolvido. Essa tua tática é muito boa, segue em frente que tu não vai te arrepender.
PS - Complementar o PC3? Cacilda!
|
NillMaker Membro |
# Enviado: 16/mai/09 13:14 Votar
Cara, compra uma placa de som USB como a fast track usb (que custa uns 400) que fica tudo resolvido. Essa tua tática é muito boa, segue em frente que tu não vai te arrepender.
PS - Complementar o PC3? Cacilda!(2)
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# Enviado: 16/mai/09 13:50 Votar
RRPRRP
Será q o desempenho do Intel Atom vai satisfazer as necessidades dos VSTis?
|
Artref Membro |
# Enviado: 16/mai/09 13:59 Votar
Também pensei no porque do amigo querer completar um PC3...
Cara, cê já torrou uma puta grana num baita teclado...sossega aí e explore mais o (enorme) potencial do seu teclado ao invés de gastar mais dinheiro e perder tempo...
|
Mauro Lacerda Veterano |
# Enviado: 16/mai/09 15:31 Votar
Cara, cê já torrou uma puta grana num baita teclado...sossega aí e explore mais o (enorme) potencial do seu teclado ao invés de gastar mais dinheiro e perder tempo...
2
|
J.Dionatan Veterano |
# Enviado: 17/mai/09 11:16 Votar
Acabo de adquirir um netbook Asus EeePC com processador Atom Intel 1.6 GHz. 1GB de Ram. tela de 10 polegadas, bateria de 5 horas e Windows XP home. Dae guri, me conta como está o projeto com os VST? eu tenho um acer aspire one de 1.6Ghz bem semelhante ao teu e também tava a fim de mergulhar um pouco nessa. Hoje eu utilizo o cakewalk pro audio 9 por ser leve e ocupa pouco espaço, consegui criar midis e gravar partituras mas ainda não fiz nada com VST...
|
mazza Veterano |
# Enviado: 17/mai/09 14:13 Votar
Tem um da Behringer - UCA202 - que custa menos de R$ 200. Será que é bom para VST? Alguem já usou? eu uso, reduziu a latência e eu consigo rodar os VSTs numa boa. Acho que vale a pena. Na verdade, eu sinto uma pequena distorção em alguns timbres, por exemplo no piano elétrico do FM8, mas em outros não, agora não tenho 100% de certeza de que é da placa, não posso afirmar, mas resolveu meu problema de rodar VSTs com o notebook. Eu recomendo.
|
RRPRRP Veterano |
# Enviado: 17/mai/09 17:22 Votar
mazza
Ótima informação. É isso mesmo que eu tava querendo saber. Obrigado pela dica.
J.Dionatan
Beleza. Quando eu comprei, fiquei na duvida entre o Acer aspire e o Asus pois tem caracteristicas bem semelhantes. Estou muito curioso para saber como estes novos netbooks se comportam com VST. Não comprei com esta intenção (de usar no contexto musical) mas, o bixinho é bem pequeno e, parece que está pedindo para ser colocado naquele espaço vazio do painel do teclado. Vou encomendar a interface Behringer UCA 202 e dai eu conto o resultado.
Acho que vai dar certo. Esta nova geração de netbooks é mais bem servida que as anteriores. Tambem, hoje existem varios VSTs excelentes e que não exigem tanto da maquina.
|
Mauro Lacerda Veterano |
# Enviado: 17/mai/09 17:54 Votar
Agora que vi que o tópico é sobre o NETbook hehe
Tem algum tempo que ando pensando nisso. Tem netbooks baratos por aí, mais baratos que a maioria dos módulos... Se eu tivesse um desses iria deixar só para VSTs, será que rola? Interessante isso...
|
ogaitnas Veterano |
# Enviado: 17/mai/09 18:17 Votar
Eu usei um tempo o Guitar rig3 em um msi wind, conf igual a do eeepc do tópico, rodava tranquilo, para comparação, no meu notebook, o guitar rig uns 35%-45% para os patches mais pesado (coisas tipo 4 amplis, cabs e efeitos), no wind esses patches chegavam a 55% de cpu no máximo 60%, usando mesma placa usb (behringer ucg102), sem estalos ruídos, rodando como roda notebook, eu cheguei a usar band in a box, um outro vst dentro do reaper, tendo memória ram disponível, vai tudo na boa.
|
RRPRRP Veterano |
# Enviado: 24/mai/09 22:15 Votar
Finalmente recebi o interface Behringer UCA202.
Instalei o driver e iniciei os testes com VSTs.
O interface funciona diretinho. A latencia caiu para apenas alguns milisegundos.
Testei com alguns VSTs:
- Adventus - um VST de sintetizador analogico virtual. Mais voltado para musica trance mas, é um sinth analogico com um timbre bem fat e, um interface com visual bem cuidado.
Resultado: Funcionou bem.
- B4 - Acho que é o VST de Hammond mais utilizado.
Resultado: Funcionou bem.
- Mr Ray 22 - Um VST de piano eletrico. Cobre os timbres de piano Rhodes, DX7 e Wurlitzer.
Resultado: O netbook começou a engasgar. Dá até para usar.
- Hyper Canvas - Um VST da Edirol, General Midi.
Resultado: funcionou bem com até 5 timberes simultaneos. Dai para frente sobrecarregou a CPU.
- Proteus VX - Um VST da EMU, com mais de 1000 timbres cobrindo praticamente todos generos de instrumentos.
Resultado: O netbook nem engatou a primeira. Absolutamente mudo.
- True Pianos - Um piano bem conhecido e muito utilizado.
Resultado: O micro engasga com qualquer coisa acima de 8 notas. Se utilizar o sustain então, a CPU bate nos 100% e não sai mais nada.
Conclusão: Teremos que esperar mais algumas gerações de netbooks para utiliza-los como como VST hosts. Tentei até utilizar o Cantabile com a opção de multiplos cores de CPU (o processador Intel Atom é como se fosse 2 Pentiums 2), mas, não virou.
Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver.
|
tecladoprofusao Membro |
# Enviado: 24/mai/09 23:22 Votar
RRPRRP Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver. Experimenta um Positivo Mobo... Com 1 Ghz e 512 de ram, com tela de 7"... E eu acreditava que ele rodaria alguma coisa...
|
ogaitnas Veterano |
# Enviado: 25/mai/09 11:08 Votar
tecladoprofusao
Esse mobo de 7 é o pior de todos, o processador é muito lento, não dá para comparar com o eeepc de 7 com celeron e muito menos com netbooks que usam processadores atom. Esse mobo de 7 e a família de 9 que segue o visual dele são bem mais lentos que os com processador intel.
|
tecladoprofusao Membro |
# Enviado: 25/mai/09 11:17 Votar
ogaitnas Eu sei disso rsrs... Eu tenho um... Instalei o B4II e o Pro53 e o bichinho sofreu... Tentei o Asio4all e Cantabile + Superwave... De novo nada. Depois Savihost e uns VSTs mais leves... Latência vergonhosa... Em resumo: Agora é só pra digitar texto e acessar a net... Dá pra usar um Cakewalk 7, mas o bicho sofre...
|
Mauro Lacerda Veterano |
# Enviado: 25/mai/09 11:43 Votar
Achava que o netbook poderia ser uma especie de "Receptor" ou um V-machine em miniatura mas, nada a ver.
Que pena :(
|
mazza Veterano |
# Enviado: 25/mai/09 16:15 Votar
- Hyper Canvas - Um VST da Edirol, General Midi.
Resultado: funcionou bem com até 5 timberes simultaneos. Dai para frente sobrecarregou a CPU fugindo um pouco do assunto, como vc conseguiu rodar mais do que um timbre??? eu só consigo rodar um timbre no canal 1 e nada mais, já tentei tudo, não sei mais o que fazer. E é verdade que ele funciona com o padrão General Midi, posso jogar uma trilha e fazer rodar um sequenciador e utiloizar ele como se fosse um módulo?
Valeu. Aproveitando, vc baixou o driver ASIO da UCA202 do site da Behringer?? ele melhorou muito o desempenho da minha placa.
|
JeanCarlo Veterano |
# Enviado: 12/nov/09 23:38 Votar
Tenta usar esse Netbook com o Kontakt! Ele exige mais memória do que processamento! Talvez demore pra carregar os Samples, mas isso não importa tanto! ==============
eu ando sem $$$ e queria pegar um desses pra aliviar, sabe? Mas eu uso o Kontakt, de repente...
|