| Autor |
Mensagem |
Musicólatra Membro Novato |
# Enviado: 16/jun/09 13:30
Sou um grande fã do Lafayette, aquele tecladista da jovem guarda. Tenho todos os discos dele, acho muito maneiro o som que ele tirava do órgão. Vcs que manjam de teclado poderiam dizer o que acham desse músico?
|
R Santiago Veterano |
# Enviado: 17/jun/09 10:26 Votar
Musicólatra
Grande músico! Seus solos ficaram eternizados nas musicas do Roberto Carlos. Interessante é que ele usava um Hammond para simular os timbres do Farfisa, órgão que era bastante popular na época.
|
gustavocp Veterano |
# Enviado: 17/jun/09 11:22 Votar
Haha, pior cara... Ele sempre usa aquelas registrações mais agudas e sem Leslie nem nada, bem estilo farfisa/saema. :) Tem um solo que eu acredito que seja dele, na música "Quando", que na última nota do solo de organ eu aposto como aquela nota não era pra ser aquela... ou se for, eu digo que ao meu gosto a escolha daquela última nota do solo (que acaba lá no grave) não foi das melhores! hehehe O guitarrista da minha banda e eu brincamos que quando ele tava tocando aquele solo e fez a última nota o baixista da banda deve ter olhado pra ele e soltado aquele "Do'h" no estilo Homer Simpson silenciosamente... Mas, eu concordo cara. Gosto do estilo dele, e ele fez muito para a música e para o instrumento.
:)
"quando... você se separou de mim... quase... la la la laaaa"
|
# Enviado: 17/jun/09 12:44 · Editado por: Musicólatra Votar
Já ouviram o que ele fez em "Namoradinha de um amigo meu"? No finalzinho ele modificou os acordes. Na versão original com o Roberto Carlos o acorde é F#m, na gravação com o Lafayette ficou F#7/9. Uma inversão legal! Reparem, é bem no finalzinho da música...
|
Victorblues Membro Novato |
# Enviado: 17/jun/09 13:53 Votar
Musicólatra
Ele usou muito tempo o farfisa...o qual ele criou o timbre denominado "fininho" dele....depois de ganhar grana tocando com o RC que ele adquiriu o Hammond que era do estúdio onde eles gravavam e ele utilizava o hammond para simular o farfisa dele.
E o conheco pessoalmente e ele é uma figura incrível, um gênio da musica brasileira pouco reconhecido até pelos tecladistas. Sou guitarrista mas adoro o som do hammond e toco um pouco. Mesmo com aquele agudo altissimo do timbre dele o lafayette conseguia um timbre suave e maravilhoso.
aconselho a quem quizer mais conto com ele entrar no orkut e procura ele por lá...ele é muito solicito e atencioso com seus fãs.
abrax
|
bequadro Membro Novato |
# Enviado: 23/jun/09 23:04 Votar
...Realmente Lafayette deixou sua marca registrada nos anos 60 nas musicas do Roberto e depois nas gravações solo. Na época eu conseguia um timbre semelhante ao dele nas musicas do Roberto com um Saema(deixando os registros de graves retraídos) Na minha opinião Lafayette fez falta na banda do RC... um abço
|
bequadro Membro Novato |
# Enviado: 23/jun/09 23:15 Votar
gustavocp ...é impressão de vcs!!! Na época era bem isso que a gente reproduzia neste solo da musica "Quando" e tinha que ser idêntico,caía como uma luva.A galera da época ficava esperendo a hora do solo e...aí de quem tocasse este solo errado,rs. abço
|
# Enviado: 23/jun/09 23:22 · Editado por: Musicólatra Votar
Mas eu li uma entrevista dele onde ele disse que não gostava do Farfisa pq era muito estridente...acho que ele não chegou a usar o farfisa, ele usava o Hammond B-3, me corrijam se eu estiver enganado. Tem tb uma entrevista dele no youtube onde ele diz que fazia bailes tocando piano.
|
bequadro Membro Novato |
# Enviado: 23/jun/09 23:41 Votar
Musicólatra ...imagine vc o preço dos instrumentos q tem na banda do RC na data de hj.Na época estes instrumentos na banda dele tambem eram muito kros e a gente não tinha condições de comprar um hammond porisso eu por exemplo usava um saema que aproximava daquele timbre deixando os 4 primeiros registros recolhidos(era o q se podia fazer,rsrs)
|
Sztejn Membro Novato |
# Enviado: 30/jul/09 20:03 Votar
Em minha opinião, Lafayette é um exílimo organista. Os efeitos e inigualáveis glissandos presentes nos LPs de Roberto Carlos intitulados Canta para a juventude, Jovem guarda e Roberto Carlos , quando foram editados em estéreo, em 1971, valorizaram demais as execuções e o volume do órgão Hammond B-3 utilizado por Lafayette, como o próprio músico atesta em determinada entrevista sobre sua ativa participação no movimento jovem guarda. No LP Em ritmo de aventura, já disponível em estéreo, em 1967, também revela as incomparáveis execuções de Lafayette. As gravações em mono encobriam a presença do órgão nas músicas contidas nos LPs em questão. Os volumes da série Lafayette apresenta os sucessos, editados nos anos sessentas, também são extraordinários! Confiram.
|
Sztejn Membro Novato |
# Enviado: 30/jul/09 20:10 Votar
Erratas. Onde se lê "exílimo", leia-se exímio. Onde se lê "também revela", leia-se também se revelam. Desculpem-me das falhas.
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# Enviado: 30/jul/09 20:53 Votar
Sztejn Quando notar erros no seu post, você não precisa repostar para isso. Basta usar a função de editar o post.
|
# Enviado: 20/ago/09 15:19 · Editado por: Musicólatra Votar
Os volumes da série Lafayette apresenta os sucessos, editados nos anos sessentas, também são extraordinários! Confiram.
É sobre essa coleção que me referi no início do tópico, uma das melhores séries instrumentais já lançadas no Brasil, são mais de 30 lp´s lançados entre 1965/1989. O Lafayette é mesmo incrível.
|
Rick Pac Veterano |
# Enviado: 22/ago/09 15:48 Votar
Musicólatra Olha o que eu postei tempo atrás sobre o amigo Lafa
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/8/156154/
|
# Enviado: 23/ago/09 18:44 Votar
Muito bom, já tinha lido isso.
|