Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Como começar a tirar musicas de ouvido?
Autor Mensagem
leonel pereira
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 09:17

boas....gostava de aprender a tocar musicas de ouvido, toco teclado mas só com partituras , ando numa escola de musica e nao consigo tirar nenhuma musica de ouvido...nem sei o que fazer para conseguir tirar as musicas... o que tenho que fazer para começar???

...obrigado....

lucianafn
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 10:17
Votar

Olá,

Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...o problema é que, geralmente, essas pessoas não sabem ler partitura...ao reconhecer a música, tudo começa a sair de ouvido, rs...enfim..

Mas algumas dicas posso dar a você:
-ao ouvir uma canção, tente imaginar qual acorde estaria sendo tocado...dá para saber se é um tom "alegre" (C7, por exemplo) ou mais "triste" (Am, por exemplo)...os acordes menores são mais "tristes", os acordes com 7 são mais "alegres"...dá uma ajuda;

-as "famílias" de acordes geralmente se repetem...ou seja, com o acorde C geralmente estão G e F...Am, Dm e Em, no caso de tons menores...A7, D e E7...comece com uma canção fácil...tipo "Oh, Susanna" ou a "Do-Re-Mi" de "A Noviça Rebelde"..tente colocar a "família" de acordes e verá como sai a canção de ouvido;

-quanto à mão direita, é pura prática. Sente-se ao teclado e imagine a canção em sua cabeça. Acompanhe a voz do cantor, vendo se o tom "sobe" ou "desce". Se você está na nota sol e a voz do cantor "sobe", tente lá, si ou do. Se a voz "desce", tente fa, mi, re;

-não se esqueça do ritmo. É fundamental para juntar as notas que tirou de ouvido da mão direita e os acordes da esquerda...

Enfim, é prática. O segredo é prestar atenção e imaginar quais acordes e notas estão sendo tocadas numa música...mas, como eu disse, é talento inato...

leonel pereira
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 11:27
Votar

....... obrigado pela ajuda luciana ......

Artref
Membro
# Enviado: 1/ago/09 11:40
Votar

Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...o problema é que, geralmente, essas pessoas não sabem ler partitura...ao reconhecer a música, tudo começa a sair de ouvido, rs...enfim..

Nada, qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

Cara, o jeito é começar com coisas BEM simples e ir evoluindo. Treino constante e diário, sem desistir. Logo você tá show de bola.

NillMaker
Membro
# Enviado: 1/ago/09 11:44
Votar

Entao cara, uma coisa muito importante é você ouvir bastante e tocar.. não tem segredo.. tem que prestar bastante atenção no tipo de musica que você quer tocar..... por exemplo:

Eu toca musica cristã... então.. muuuuuuuuitas musicas se enquadram no famoso I - V - VI - IV ( tipo... G - D/F# - Em - C, ou C - G - Am - F)...

Comece tentando pegar o esquema das músicas, e ai seu ouvido automaticamente vai mandar você para X acordes.. e por ai vai..
Com o tempo, voc~e ja pega melhor o esquema..
É muito legal poque voce acaba sabendo distinguir o esquema que a lucianafn citou... Vai conseguir saber quando a nota é um C9, ou C7, ou C7M, ou C/E e por ai vai!

Abraçao!

new-dawn
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 12:55
Votar

...qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

é o q penso tbm !!!

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 13:01
Votar

Nada, qualquer um pode treinar e chegar a um nível satisfatório. E tem muitas pessoas que tocam tanto por partitura quanto por ouvido.

É o que penso ,eu aprendi toda teoria depois toda pratica e teoria de teclado,mas vi que faltava uma coisa para eu tocar em banda ,tocar também no improviso e de ouvido.

Os acordes principais na musica gospel são os de sol ,do ,si,mi.

lucianafn
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 13:07
Votar

Artref, com treinamento, realmente, tudo é possível...mas me referi ao caso de criancinhas sem nenhum treinamento que chegam ao piano/teclado e tocam uma canção inteira, sem o menor conhecimento de partitura (era o meu caso)....depois aprendi os acordes e tal, mas o "tocar de ouvido" realmente nasceu comigo...
Isso é diferente de algo que com o tempo e prática possa ser adquirido. O segredo, como mencionei e foi reafirmado por vocês é prestar atenção às canções e ir se familiarizando...aí você adquire a habilidade...

leonel pereira
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 15:10
Votar

podiam-me dizer como sabem como começa a musica??? tom alto ou baixo??? obrigado...

teclado_mania
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 15:42
Votar

Olha acho que dependendo comerce com tons mais altos, se você sabe improvisar sabe tira musica de ouvido,outra também que eu aprendi no curso era tirar a nota de ouvido, escute bem a musica veja onde tem um lugar que aparece mais um piano.

Mas uma duvida,qual é a musica você ouve quando vai treinar.

assacinodeemos
Membro Novato
# Enviado: 1/ago/09 16:26
Votar

lucianafn
Bom, na verdade, tocar música de ouvido é um talento que poucas pessoas têm. Parece que a pessoa já "nasceu sabendo" fazer isso...
Na verdade isso é ouvido absoluto,mas qualquer pessoa pode aprender a tirar musicas de ouvido,basta treinar (seria ouvido relativo).
Mas no ouvido relativo não quer dizer que a pessoa nasceu sabendo ,mas sim que ela tem uma precisão maior no acerto das notas,ouvido absoluto tambem é associado a algumas sindromes...
bom pesquisem mais sobre isso...kkk

expedifer
Membro
# Enviado: 1/ago/09 19:57
Votar

lucianafn
me referi ao caso de criancinhas sem nenhum treinamento que chegam ao piano/teclado e tocam uma canção inteira, sem o menor conhecimento de partitura (era o meu caso)....

Concordo plenamente com vc. Que o diga o Beethoven que tocava com apenas um (ou nenhum) ouvido. É questão de nascença e aptidão. É claro que os que não tem esses "previlégios", chegam lá sim, mas a custo de muito "sacrifício", trabalho e esforço. Tal qual subir uma escada de 100 andares: todo mundo sobe, mas alguns poucos vão de elevador....rsrsrsr.

É essa a diferença. Vc deve ser uma das felizardas. Sorte sua (talvez a única daqui).

leonel pereira
Membro Novato
# Enviado: 3/ago/09 08:30
Votar

....obrigado pexoal....

tiago scott
Membro Novato
# Enviado: 3/ago/09 09:25
Votar

lucianafn

Algumas pessoas realmente nascem com uma aptidão mais agussada para a música, questão de Dom e talento que cada indivíduo possue para uma atividade. Porém música de ouvido trata-se de simples e puro treinamento, como alguns do fórum disseram se esforçando chega a um nível de exelência. O que acontece muito é que as pessoas tem uma visão muuuuuuito equivocada sobre tirar música de ouvido, pois até para isso existem fundamentos. Por exemplo o príncipio básico para tirar uma música de ouvido é conhecer o 1,2 e 5, e isso só com treino você consegue identificar na música corretamente. Depois disso você consilia o 6, 2 e 7m/5-. Com treino isso começa a ficar muito óbvio em qualquer música seja erudito ou popular.

Ou seja, se qualqueer um entender esses princípios não precisa nascer super dotado de talentos para ter um nivel ótimo em tirar música de ouvido. Depois desses princípios básicos você se aprofunda mais em alteração de tons, formação de acordes, encadeamentos, cadências, sobre posição etc. As pessoas acham que tocar música de ouvido é só tirar os acordes tocados em determinada música, mas vai um pouco mais além se contando que uma pessoa que entenda de tons e harmonia aprende a re-harmonizar uma música, alterar acordes Ex C por Am, F por Dm, G7 por Bm7/5- etc etc. E a usar notas de outras escalas gerando tensões que se resolvam vide: C Bm7/5- E 7/9- Am.

expedifer
Apenas para ressaltar que a surdez de Beethoven se deu quando ele já era um virtuose consagrado e já havia composto suas principais obras. Quando ele ficou surdo por completo ele começou a finalizar sua carreira como sua vida.

Packo
Membro Novato
# Enviado: 3/ago/09 09:43
Votar

Algumas coisas podem te ajudar como uma pequena noção de campo harmonico... Como ja foi dito anteriormente sobre as notas mais tristes (menores) ou alegres (maiores). Pois então, a combinação de 2 ou mais acordes ja vai lhe dar noção dos possiveis acordes que serão utilizados, é claro que muitas musicas possuem variações.

Olha eu concordo plenamente que o dom faz muita diferença, querendo ou não cada um nasceu com um dom... é simples !
Aqueles que nos influenciam musicalmente só estão nesse status por serem escravos do dom que receberão! Pra gente eles são icones mais eles se consideram escravos da musica, e claro que eu queria viver o dia inteiro pirando uns sons (R$ =/).. mais uma hora chego lá ^^

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Como começar a tirar musicas de ouvido?

95.955 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail