Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Motif XS, o que achei
Autor Mensagem
silvG8
Membro Novato
# Enviado: 22/set/09 00:51 · Editado por: silvG8

Esse texto estava em outro tópico, mas achei que ficou meio subestimado do ponto de vista de ajudar os usuários do fórum, por isso resolvi criar um novo tópico. Quero mostrar um pouco uma outra visão, já que dos donos de equipamentos top, acredito que 60-70% sejam Motif XS, e o restante dividido entre Fantom-G, PC3X, M3. Por esse motivo a opinião deles pode estar sempre puxando um pouco pro lado do Motif (eu não consigo entender, mas tem gente que quer falar que o próprio equipamento é o melhor do mundo, não faz pra mim muito sentido).
Confesso que depois de usá-lo senti vontade de ter um, mas não foi uma vontade maior do que a de ter o Fantom-G. Questão de gosto. Se achar que vale a pena ler, siga em frente!

Nesse tópico eu vou colocar a minha experiencia com o Motif XS e compará-lo ao Fantom-G (que possuo)... sei que existem inúmeros tópicos, mas todos são de usuários Motif XS que utilizaram o Fantom-G por um pequeno tempo, então achei que seria interessante colocar o oposto. Usei ele (Motif XS) durante umas 6 horas direto na casa de um amigo e pude perceber coisas antes não vistas... mais adiante explico melhor. Só pra deixar bem claro desde já, gostei MUITO do bicho!!

Quando fui comprar meu Fantom-G eu cheguei a testa-lo lado a lado com um Motif XS. Fui direto ao que mais me interessava a nível de timbres... piano e orquestrais. Cheguei a conclusão de que pra mim o Fantom-G era melhor, isso além de ter olhado na internet diversas funções, principalmente a de sequenciador.
Gostei muito do timbre de ambos, mas achei que para a parte que gosto em timbres(pianos, orquestrais, pads, e leads) e para o sequencer(que pra mim era primordial que fosse muito fácil de usar, ter uma boa capacidade, mixer bom de usar) eram essenciais, já que não pretendia usar computador na criação de minhas músicas. Quanto ao sequencer, não existem dúvidas, era muito melhor, pude perceber no pouco que pesquisei e no que (tentei) usar dos 2.

Outro fator que pra mim foi decisivo, foram as teclas... toco piano a uns 10 anos, e pra mim teclas eram talvez mais essenciais do que timbres, já que entre eles nãp existe nenhuma superdiferença em timbres como todos falam. Enfim, sabia que as teclas eram iguais às do RD-700GX e consegui testá-lo e comparar com as teclas do S90 ES, provavelmente até melhores do que as do Motif XS8, e decidi que queria o Fantom-G8. Obviamente eu estava escolhendo somente teclas pesadas, nem sei avaliar as teclas de synth direito.

Outra coisa desestimulante é que o Motif é muito feio!!!! Design muito boca de porco! A tela não é ruim, só é menor, mas o acabamento azul é muito feio!

No sábado passado, tive a oportunidade (depois de 1 ano que já tenho o Fantom-G) de USAR realmente um Motif XS6... e como todos que chegaram a usa-lo durante um bom tempo como eu (fucei ele mais ou menos 6 horas direto!) AMEI!!!! Adorei vários sons e algumas funções e percebi também algumas falhas, assim como no meu Fantom-G.

Falando sobre o Motif XS:
Timbres: Gostei de muitos timbres. Enfim, a parte de violões, woodwinds, e guitarras (BASE somente) é muito boa. Outra coisa que reparei, é que os strings SOLO são até melhores que o Fantom (principalmente o violino, o único fraco é o violoncelo que perde pro Fantom-G). A parte de sons étnicos também dá uma lavada no Fantom-G, embora ainda seja ruim. Existem muitos timbres muito bem programados de fábrica, muito bons, sem ter nem o que fuçar, diferente do Fantom-G, onde cerca de 50% dos timbres devem ser mexidos para conseguir o efeito esperado. Acho que ficar falando sobre timbres sem poder mostrar fica meio vago, então falarei sobre outras coisas.

Modo VOICE: Igual a todo teclado, fuçar e tocar! Agora quando se tratando de edição de timbre, embora tenha recursos muito bons, assim como o Fantom-G, as coisas são um pouco mais dificeis de achar, nada é muito na cara. Difere em uma coisa ou outra. Provavelmente possui a mesma capacidade de síntese, mas é mais complicado de mexer.

Modo PERFORMANCE: Tem coisas muito legais quando a intenção é brincar... muitos arpejos, sons bem legais, muito bem montados e bem diversos, parece até que é um arranjador com sons de alta qualidade. Os arpejos são de deixar o sujeito boquiaberto... principalmente os ritmos dos violões, que são MUITO bons... realmente impressionante. Agora, achei que para uma real performance ao vivo o modo é fraco. Em primeiro lugar é enjoado pra caramba criar seu próprio timbre e bastante limitado pelo fato de ter somente 4 layers. Muitos vão falar que existe uma maneira de colocar até 16 layers, e realmente existe mesmo, mas não no performance, que deveria ser o de uso ao vivo. Muito divertido e tals, mas perde feio pro modo LIVE do Fantom-G, além de não possuir o recurso de não cortar a troca de timbres.

Modo PATTERN: Muito legal pra se tocar sozinho na noite, enfim, funciona meio que como um arranjador também, podendo colocar vários padrões para execução de uma música já pré-gravados. Interessante...... a única coisa semelhante com isso no Fantom-G são os pads disparando frases gravadas, que é inferior. É bem fácil de trabalhar com os patterns.

Modo SONG: Que sequencer RUIM! Tá doido!!!!!!! É MUITO INFERIOR, não tem nem comparação. Primeiro que até selecionar os 16 timbres ja é umas 10x mais complicado que no Fantom. A resolução do sequencer é ruim até quando se usa zoom. Não tentei usar samples na gravação que fiz, mas realmente é muito chato. Tentei usar o arpejador junto com o sequencer e também é MUITO CHATO! Selecionar os arpejos é complicado e demorado, não é nada semelhante com a busca de timbres (que por sinal É MUITO BOA). Os botões de REC, STOP, PLAY, REW são muito mal feitos, parece que estão meio frouxos, muito "molengo" e mal projetados. O Fantom-G possui mais recursos para sequencer, então não existe comparação. O único fator positivo é que ele carrega músicas mais rapidamente, mas achei no todo uma bosta!

Modo MASTER: Não soube usar direito o modo Master, até porque não me interessou muito, mas vi que parece com o Favorite dos Rolands.

A MINHA OPINIÃO HOJE:
Fiquei muito satisfeito em saber que fiz a escolha certa para meu primeiro synth. Prefiro os timbres de piano, e orquestrais, o sequencer e muitas outras funções que encontro no Fantom-G. Não quero dizer que para por aí; gostei demais dos arpejos do Motif XS, gostei de muitos sons, assim como gosto dos sons do Fantom (pra mim, sinceramente, fica no empate em nível de sons), gostei muito do PATTERN e também de brincar no PERFORMANCE, da busca de timbres e também das teclas (no caso Motif XS6).
Hoje me encontro numa situação complicada: carregar o Fantom-G8 pra lá e pra cá, é pra mim, inviável! Estou querendo tocar em casamentos e carregar o Fantom-G todo semana a mais de um lugar não tem como. Ele é muito pesado e tenho muito medo de quebrar durante um desses transportes.
Então, nesse sábado, cheguei a conclusão de que eu vou poder facilitar muito a minha vida com a aquisição de um Motif XS6! Realmente gostei muito dele, embora ainda ache horrorozo, ele vai ser muito útil pra mim. Vou poder parar de tirar o peso de casa e vou conseguir usar na noite mais facilmente.
ACREDITO EU QUE NO COMEÇO DO ANO QUE VEM EU ESTOU COM UM!

E é isso... espero ter ajudado. Se alguém tiver alguma pergunta, sinta-se a vontade.
Valeu!

Artref
Membro
# Enviado: 22/set/09 13:41
Votar

comparar com as teclas do S90 ES, provavelmente até melhores do que as do Motif XS8

É o mesmo mecanismo, o BH.

Na sua decisão de comprar o XS6, sei não...acho o Fantom G e o MotifXS bem parecidos entre si. Mas se for usar um OU o outro então beleza pura

Eraques Neto
Veterano
# Enviado: 22/set/09 13:48
Votar

silvG8

Por que não um Kurzweil PC361?!?!?

silvG8
Membro Novato
# Enviado: 22/set/09 16:58
Votar

Eraques Neto
Eu acho a interface do Motif XS melhor, embora ame os timbres orquestrais do PC3... o problema é que além de não achar o PC361 em lugar nenhum pra comprar eu acho que ele é meio superfaturado pro que é... acho bom também poder usar samples no Motif, coisa que não tem no PC3.

Artref
Eu vou usar um em casa (Fantom-G) pra fazer músicas (possivelmente usarei os dois, mas principalmente ele) e o outro pra tocar em casamentos e coisas semelhantes... então acho que ter os dois não seria uma má idéia. Eu queria mesmo o V-Synth GT, mas não rola pelo fator grana (o troço CARO pro que é) e também porque faltaria piano!

MayckonCouto
Membro Novato
# Enviado: 22/set/09 17:14
Votar

que confusão entre esse MXS e o FG eihn... um puxa pra cá outro puxa pra la... bah alguem fala com os caras pra botar um sampling no PC3 e pronto todos ficam felizes rsrs!

silvG8
Membro Novato
# Enviado: 22/set/09 18:53
Votar

MayckonCouto
botar um sampling no PC3 e pronto todos ficam felizes rsrs!
HAushAUhAUshUAshUAhuAhAUShASu
Estaria resolvido o problema........ Alias, não sei se você leu tudo, mas gostei muito do XS, pretendo até adquirir um, não acho que o Fantom-G seja melhor,........................... mas também não acho pior! Só coloquei o que realmente acho em relação a funções. Falar sobre sons é muito subjetivo!

Valeu!

MayckonCouto
Membro Novato
# Enviado: 27/set/09 12:53
Votar

silvG8

Fala serio pra mim ... fala aew!! rsrs
Os sons do PC3 são acima da média entre os tops. eu nunca mechi em um pra saber como é a edição nem entendo nada da VAST, só ouvi mesm... mas o piano principalmente bah que som.. mas como tu falo gosto não se discute neh.. e isso é verdade cada um vai puchar pra um lado... uns pelo gosto.. outros pelo investimento realizado.. e porae vai...

queria eu tá la na expo agora encomodando o korgman pra testar o SV-1.. mas isso é outra história rs abraço!

silvG8
Membro Novato
# Enviado: 27/set/09 15:51
Votar

MayckonCouto
Rapaz, acima da média eu não sei te dizer, mas sei que o sons orquestrais e também os organs são muito bons. Principalmente os orquestrais... os pianos também são bons!
Eu só não tenho coragem de pagar o preço que eles pedem nele com aquela interface da idade as pedras.

Engraçado que até agora ninguém falou nada sobre o motif! HehEHEHhEhEH

yurikat
Membro
# Enviado: 28/set/09 11:10
Votar

silvG8
Engraçado que até agora ninguém falou nada sobre o motif! HehEHEHhEhEH

Acho q esse assunto já esta mais que batido no Fcc... Já ocorreu muito briga e muitas besteiras foram ditas.

Eu mesmo penso muitas vezes antes de postar alguma coisa sobre o Xs, depois vem os "donos enfurecidos de outras marcas" e a coisa descanba para a baixaria... é uma pena.

Falou

fábio_soul
Veterano
# Enviado: 28/set/09 13:47
Votar

yurikat

Acho que você tem um XS, né? Veja se você pode dar uma ajudinha no meu tópico lá...

http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/8/217804/

Valeu.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Motif XS, o que achei

96.032 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 179 · Visitantes: 154 / Membros: 25
[ jocarred, Will Bejar, Andy Viper, Leblues, buddy guy, fabioreinas, Gui, KaTy, Midgard, Rapha_krust..., JowR, tatus, carecaslash, Artref, MauricioGT-, brunoliam, caioomsn, ROo, R4VEN, highvoltage, Javé, Rafael do Baixo, Lord-g, Mosquito469, Jio-kun ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail