Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / O que é a "feature" aftertouch?
Autor Mensagem
jpsamara
Veterano
# Enviado: 29/jul/04 01:36

Olá Pessoal. Gostaria de saber o que é o aftertouch, que só vi em teclados mais profissionais/avançados.

maxwell3
Veterano
# Enviado: 29/jul/04 01:43
Votar

After= após/depois/e seguida.
touch= toque/acionamento.

Seria efeito ou regulagem prédeterminada que é disparada após se precionar uma tecla e mantendo-a precionada. Ou algum efeito que é disparado dependendo da pressão exercida sobre a tecla.

eduardojle
Veterano
# Enviado: 29/jul/04 09:28
Votar

Tive um Korg com aftertouch e funciona da seguinte maneira, complementando o que o Maxwell disse e que está corerto!

Você toca uma nota normalmente e até aí o que vale é a velocidade para determinar a intensidade do som, quando a tecla está pressionada, você faz mais força e ela "desce" um pouco mais, gerando um outro efeito DSP sobre o som ou ativando um outro timbre. É interessante para sons de orgão por exmplo, no aftertouch vc pode acionar o efeito rotary. E por aí vai!
Ouvi dizer que além do aftertouch, existe algum outro tipo de sistema em que vc move a tecla para um lado ou para o outro, podendo colocar aí mais efeitos ou algo mais.
Seria um aftertouch adicional, então teríamos a tecla sensível à velocidade, um aftertouch por pressão e um lateral!!

jpsamara
Veterano
# Enviado: 29/jul/04 15:03
Votar

Obrigado pelas respostas!

frade
Membro
# Enviado: 6/nov/07 13:53
Votar

O modelo T3 e o N264 da KORG possuem a função AFTERTOUCH?

mayconcvel
Veterano
# Enviado: 6/nov/07 14:16
Votar

o N264 tem sim, já esse T3 eu não sei te responder.

johnny_floripa
Membro
# Enviado: 6/nov/07 14:54
Votar

O T3 é o sucessor direto do M1... se não me engano o M1 tem aftertouch, então o T3 deve ter também...

frade
Membro
# Enviado: 7/nov/07 14:54
Votar

E o T3 e N264 tem portamento, como os da Roland?

johnny_floripa
Membro
# Enviado: 7/nov/07 15:25
Votar

frade
Resposta rápida... não! (quer dizer, o n264/364 eu não lembro se tem ou não, mas o T3 é certeza que não tem)

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a O que é a "feature" aftertouch?

96.033 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail