Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Roland XP 10
Autor Mensagem
TecladistaHud
Veterano
# Enviado: 11/ago/04 23:52

Alguem por um acaso tem o manual do Roland XP10? eu soh encontrei 1 manual ateh agora e era bem ruimzinho...

Eu toco nele soh nos finais de semana, mas ainda nao consegui entender como mexe! :P

Abraços

yanni540
Veterano
# Enviado: 12/ago/04 08:16
Votar

TecladistaHud
Aqui vão algumas dicas:
NO XP-10, COMO CRIAR E SALVAR COMO UMA PERFORMANCE.
PROCEDIMENTO
1- Faça todos os ajustes no painel que vc está acostumado, inclusive colocando o teclado em
MODO DUAL, SPLIT, ajustando volumes, oitava, etc.
2- Cheque todos os itens e veja se não esqueceu de nada.
3- Vamos agora salvar estes ajustes como uma nova PERFORMANCE DO USUÁRIO. O XP-10
possui 64 memórias de usuário para performance e é de extrema importância que vc saiba quais
das memórias já estão ocupadas com ajustes particulares que vc mesmo fez. Caso contrário,
haverá risco de vc gravar por cima de uma performance que vc já utilizava. Para salvar a
performance, acompanhe o procedimento a seguir
4- Pressione [UTILITY].
5- Utilize as teclas VALUE para selecionar "WRITE PERFORM" no visor e pressione [ENTER].
6- Utilize as teclas numéricas para determinar um número de performance (de 1 à 64) onde vc
quer salvar a nova performance que acabou de criar. Se vc errar o número, pressione [CANCEL] e
digite outra vez.
7- Pressione [ENTER] para finalizar o processo de digitação do número.
8- Pressione [ENTER] novamente para completar a operação. O visor mostrará a mensagem
"COMPLETED", indicando que tudo correu bem.
9- Agora, quando vc quiser tocar com esta performance, basta selecionar modo USER
PERFORMANCE, pressionando as teclas [PERFORM/TONE], depois selecionar "USER''
pressionando a tecla [USER/PRESET] e em seguida digitando o número da performance que vc
deseja utilizar.
COMO INICIALIZAR A MEMÓRIA INTERNA DO TECLADO
Este procedimento recupera os timbres originais de fábrica:
1- Pressione [UTILITY].
2- Utilize as teclas [VALUE + / -] para selecionar a mensagem [INITIALIZE] no visor.
3- Pressione [ENTER].
4- Utilize as teclas [VALUE + / -] para selecionar [FACTORY PRESET].
5- Pressione [ENTER] para encerrar a operação.
Valeu?

TecladistaHud
Veterano
# Enviado: 12/ago/04 10:44
Votar

Po, valeu cara (jah dei ctrl+c / ctrl+v nessa dica, hehe), mas.. o meu problema eh mais de iniciante, mesmo. Por exemplo: como juntar 2 sons diferentes em todo o teclado ou como dividir o teclado em 2 partes, para, por exemplo, tocar um som na mao esquerda e outro na direita (acho q eu vi o tecladista do Angra fazendo isso no Rebirth gravado no Jô, pois ele soh tinha 1 teclado...).

Otra coisa também: o pedal de sustain q uso no XP10, ele nao sustenta o som por um tempo e depois diminui o volume, ele segura o som eternamente e constante!! eh muito ruim qdo quero usar um som de strings, pois ele segura o som no mesmo volume, e qdo solto o pedal ele pára derrepente...

Valeu!

ProgramadorVB
Veterano
# Enviado: 14/ago/04 01:59
Votar

TecladistaHud

Caro Colega,

no Xp 10 Para vc misturar 2 timbres faça o seguinte.
1º selecione o Primeiro timbre.
pressione a tecla X-DUAL
e selecione o segundo timbre.

para dividir os sons entre a mão esquerda e Direita
selecione o 1º timbre
Pressione a tecla SPLIT
selecione o 2º timbre.

com relação ao pedal nunca fucei bem no XP 10 + acredito que a função dele seja exatamente essa. dai a vc usar bassicamente nos pianos.
para um pouco + de efeito sustaine nos outros timbres vc deke ir via Programação do Teclado.

espero ter te ajudado qq coisa entre em contato

Cristian
genesisinf@bol.com.br

abararil
Veterano
# Enviado: 16/ago/04 10:46
Votar

Na verdade, em relação ao pedal sustain, não há muito o que programar. Em um som de strings ele funciona na forma descrita, o som se mantém e quando vc solta o pedal ele pára. Isso é consequencia do próprio timbre da roland que funciona dessa forma em relação ao pedal. Portanto, não há o que mudar.

TecladistaHud
Veterano
# Enviado: 16/ago/04 13:37
Votar

abararil

Valeu, era isso q eu imaginava, e queria soh ter a confirmação de mais uma pessoa :)

Mas, como q faz pra, usando um timbre de strings, ter aquele efeito de "final" da musica, qdo vai abaixando o volume lentamente (fade out)?

VAleu

sarpa
Veterano
# Enviado: 16/ago/04 16:30
Votar

TecladistaHud, não sei com relação ao Roland XP10, mas existem muitos teclados em que você pode programar essas funções para que elas sejam executadas ao pressionar um determinado botão, ou, ao acionar um "segundo" pedal.
Você também pode conseguir este "efeito" comprando um pedal de volume. O EV-5 da Roland, por exemplo. Ou então, para "baratear custos", qualquer pedal de volume de guitarra, funcionará perfeitamente.

Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.juninhosarpa.com.br
www.juninhosarpa.com.br/fotolog
www.musicalpoint.com.br

V. Augusto
Veterano
# Enviado: 16/ago/04 16:38
Votar

sarpa

O sarpa, você fez o que eu te pedi? Para entrar no meu e-mail?

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Roland XP 10

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 25 · Visitantes: 18 / Membros: 7
[ fill.zanchez, Prof. Rosélio Araujo, tiko_y, Fastturtle, Shaffer, Lord fafe, Prada ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail