Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Relação acorde-melodia
Autor Mensagem
Elton K
Veterano
# Enviado: 15/out/04 01:26

oi! Bom, estou com uma dúvida teórica... alguém pode explicar por que numa melodia X se usa um acorde Y??

Sei que tem um conjunto básico de acordes para uma determinada escala (ex: Escala C -> Acordes: C(Maior) D(menor) E(menor) F(Maior) G(Maior) A(menor) B(diminuto) )
Mas e depois? Por que numa melodia X usa acorde Y???

Alguém responde ae que tah meio embaçado heehehe

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 15/out/04 02:36
Votar

Hehehe não entendi muito bem a pergunta, mas vou tentar explicar...

Por que numa melodia X usa acorde Y???
Tem vários motivos... pode ser porque o acorde Y faz parte do campo harmônico do tom da música, o Y pode ser o acorde do tom da música, pode fazer parte do campo harmônico da nota que está sendo tocada etc...

Se ficou meio complicado, pergunta aê

SaintFerio
Veterano
# Enviado: 15/out/04 11:14
Votar

Se eu bem entendi ele quis perguntar pq a melodia está dentro do acorde ou coisa assim...

Bom, geralmente a melodia das músicas (principalmente rock, pop e estilos do gênero) as notas da melodia ficam dentro do acorde, ou seja, se vc está em C, a primeira nota provavelmente C, depois vc vai usar um D ou um B na melodia... Geralmente é assim, a não ser que vc esteja falando dos Bruce Dickinson da vida, mas mesmo ele não canta melodias fora dos acordes, não muito... Pq da um impacto, as vezes da impressão de estar fora do tom...

SoldierOfFear
Veterano
# Enviado: 15/out/04 11:51
Votar

É uma dúvida que eu sempre tive. Se eu pego a melodia de "parabéns pra você", qual os acordes que eu tenho que botar e por quê?

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 15/out/04 19:05
Votar

Cara é tipo assim!
Se você tá tocando um acorde de dó por exemplo:
Vc não vai botar um C# na melodia... senão sai tudo fora!
Cada acorde define uma "escala" ou campo harmônico que você "pode" usar!
Mas você pode sair também dessa "regra"!

É uma dúvida que eu sempre tive. Se eu pego a melodia de "parabéns pra você", qual os acordes que eu tenho que botar e por quê?

Você tem que colocar os acordes que o cara pois!
Pq você pode colocar trocentos acordes lá!
Isso que chama fazer o "arranjo" da música! Entende?
Você faz o arranjo como quiser ( inversões de acorde, colocar sétima e por aí vai! )

E o esquema das melodias usarem as notas do acorde é porque assim fica mais "comum"... tipo se vc ouve notas fora das do acorde fica um poko desconfortável ( só algumas )!
Se você ouvir bandas de Progressivo, vc acha uma merda a música... depois que você ouve umas 6 vezes vc começa à curtir! Pq eles usam notas diferentes e "inesperadas"!
Mas cara...
Teoria é teoria... o negócio é fazer o que você acha melhor ;)

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 15/out/04 19:09
Votar

Complementando:
Pega teu teclado e faz o acorde:
D F# A ( acorde de ré maior )
Vai experimentando as notas!
Você vai ver ( ouvir ) que as notas D E F# G A B C caem mto bem! Pq? pq é acorde de ré maior! e essa escala é ré maior!
Mas se você colocar um E não fica tão bom quanto colocar um D ( a tônica do acorde )! Experimente outras notas... você vai ver que mesmo notas foras da escala cabem tb!
Mesmo pq com acorde de ré vc tem a escala C# D E F# G A B tb!
Tem várias!
Mas é tudo gosto! ;)

Elton K
Veterano
# Enviado: 15/out/04 20:23 · Editado por: Elton K
Votar

Opa! Valeu todos ae! Deu pra tirar a dúvida! Valeu mesmo!

Então, por exemplo, quer dizer que normalmente numa parte da música com acorde C ou Dm ou Em ou F ou G ou Am ou Bo (campo harmônico de C) a melodia vai ter notas da escala C, não é? ... e que muitas vezes a relação foge desse padrão, correto? (dando sensação de dissonância, né?) ... e que se pode arranjar (colocar acordes) numa melodia "inventada por mim" (exemplo) do jeito que quiser, desde que siga todas as relações citadas neste tópico e que fique agradável, não é? (sendo que no caso "Parabéns pra você" precisa usar os acordes que o cara inventou, senão fica diferente, né?)

Bom, acho que entendi :P ... valeu ae!

Elton K
Veterano
# Enviado: 15/out/04 20:27 · Editado por: Elton K
Votar

Ah, vocês fazem aula para manjar teoria? Ou vocês usam algum livro??

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 16/out/04 09:37
Votar

Cara a melhor coisa é experimentar!
Não tenha medo, vai improvisando que você vai tirando suas conclusões! Se apegar a teoria não leva à nada!
Eu aprendi isso aí de ficar improvisando e fuçando!
Então você também pode aprender assim!
Melhor que ficar seguindo livrinhos, que só vão te levar até onde já foram ;)

SoldierOfFear
Veterano
# Enviado: 16/out/04 12:38
Votar

Minha dúvida é o oposto. Como por acordes em uma melodia?

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 16/out/04 14:43
Votar

SoldierOfFear

Pega a escala e coloca acordes pertencentes à essa escala!
Exemplo:
Escala de Dó Maior: C D E F G A B
Acordes: qualquer acorde que use essas notas e nenhuma fora ( porém você pode usar notas fora dela )

O melhor é você esperimentar!

Pega a melodia e tenta encaixar só o baixo do acorde!
Aí dpois monta o acorde ;)

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 16/out/04 14:44
Votar

esperimentar com S foi triste :P
é com X

SoldierOfFear
Veterano
# Enviado: 16/out/04 20:02
Votar

Eu conheço a teoria de campo harmônico. Mas minha pergunta é se é se, além disso, é só no chuitômetro mesmo ou tem mais teoria atrás?

Dill Maestro
Veterano
# Enviado: 17/out/04 07:18
Votar

Olha os acordes são formados por escalas diatônicas, mas a melodia não se relaciona com os acordes, porque temos tambem o temperamento da musica, como?, vc pode harmonizar uma musica que tenha tons tristes e ao mesmo tempo transformala em alegres, muito maestro rearmoniza outras composições para trabalhar como se fosse uma obra unica, e se vc estudar escalas ocidentais ou mesmo orientais vera mais facilmente a diferença, quem comanda a melodia é o compositor da musica, então estamos livres para criar e rearranjar qualquer composição, vc escolhe a escala dentro do seu bom senso, por isso algumas musicas são denominadas comerciais e outras não,
também temos as musicas de propaganda que são aquelas que de alguma forma esta relacionada com o produto, e o ponto forte é a pisicologia da harmonia, pois a musica possui inicio, evolução e fim, se vc por exemplo analizar uma musica classica, podera sentir o dialogo dos instrumentos, como um violão cello triste, ou uma conga alegre e pergunta e resposta, como se fosse uma ópera, a musica tem muitos fins, e realmente a melodia não tem a ver com escalas, as escalas existem para se improvisar e para denominar a procedencia e regionalidade da composição.
Fuiii
Dill

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 17/out/04 09:16
Votar

Eu conheço a teoria de campo harmônico. Mas minha pergunta é se é se, além disso, é só no chuitômetro mesmo ou tem mais teoria atrás?

Cara, eu sou completamente contra essas babozeiras de teoria!
Pô! Música é expressar sentimentos! Como vc vai expressá-los seguindo regras?
Faz o que vem na cabeça e tá bom!
Agora... para improvisar é bom saber essas coisa básica que eu te disse! Senão você começa a viajar muito! E no improviso não é muito bom sair de escala, à não ser que você tenha a habilidade rara de bolar uma melodia na cabeça e tirar na hora exata que está tocando! ( eu até faço isso... mas pequenos licks, não melodias inteiras! )

ziotti
Veterano
# Enviado: 17/out/04 09:27
Votar

kevinmoore
Pô! Música é expressar sentimentos! Como vc vai expressá-los seguindo regras?
as regras são pra te auxiliar kra, ñ precisa segui-las na risca

kevinmoore
Veterano
# Enviado: 18/out/04 18:59
Votar

ziotti
Com certeza... porém acho que cada um já nasce com uma certa teoria feita ( lógico que depende do que a pessoa ouviu enquanto crescia )!
Tipo... todo mundo sabe quando você bate uma nota fora da escala... aquele som feio! Qualquer um percebe!
Eu acho né... hehehe pra mim foi sempre assim! :P
Mas é... teoria básica é importante! O resto é baboseira eu acho!

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Relação acorde-melodia

96.179 usuários cadastrados. Anuncie aqui!
Online agora: 248 · Visitantes: 192 / Membros: 56
[ L.A.M_Hard_Rock, Headstock invertido, TappingBOY, MauricioBahia, The_man_without_name, pablo guibérrtô, TheGuitarShow, Praxis, bpv, _Dio, guilhermebarros, toty, XurruS, Lasanha, Marcosrcf, Will Bejar, Fenrisulfr, daniel_guitar, Horcruxes, marcio_zav, Clauber guns, Slowhand-, highvoltage, Rato, Dressaaa, Murillo Wendel, LeondelFefon, FeaR-ME, ROo, felipbass, encosto, McBonalds, gustavomorgado, guilherme_90, Steel Brain, kickflip, The_Fourth_Horseman, vamp.., Meu filho ouvirá Classic Rock, Bruno Faria, BastetCat, LucaSlash, Loola, neochrono, Codinome Jones, Lord-g, Kensei, brunohardrocker, Mr. Phillips, FLO7v, Didu 182, trashit hc, Willi Les Paul, Rafael do Baixo, JuniorBueno, Little__ ]
Recorde: 445 18/mar/09 19:36
Visitantes: 412 Membros: 33

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail