Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Teclado / Sintetizador Analógico X Sintetizador Digital
Autor Mensagem
Turista
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 00:07

Sou novo por aqui e li algo sobre sintetizadores digitais e analógicos. No entanto, não ficou claro para mim a verdadeira diferença entre eles. Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

Theo22
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 00:58
Votar

Turista

Bom, tem uns caras aqui que entendem direitinho sobre isso, mas vou explicar o que eu sei, e de forma bem simples.

Analógico - mais controle, maior possibilidade de edição, parametos, mais definição, e por aí vai.

digital - menor poss. de edição, parametos são mais simples e resumidos, porém tem ótimos timbres.

Hoje em dia, me parece que temos poucos sintetizadores analógicos, geralmente todos são digitais. Acho que só os mais antigos que são analógicos.

A vantagem é que ficou mais simples!

Mas espero ler aqui melhores esclarecimentos!

Turista
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 20:38
Votar

Theo22

Valeu, cara.
Por enquanto dá pra ter uma idéia melhor seobre o assunto.

sarpa
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 21:06 · Editado por: sarpa
Votar

Turista, boa noite.

Os primeiros sintetizadores que surgiram foram os analógicos que, criavam o som a partir da oscilação de energia.
Eram gigantescos (por exemplo o Moog Modular). Alguns sintetizadores chegavam à ocupar salas, eram verdadeiras bugigangas. Além desse tamanho todo, eram bastante caros.

Depois de algum tempo, a tecnologia foi se aprimorando e, com o surgimento de novas peças, componentes menores, eles foram reduzindo o tamanho e alguns, reduzindo o preço. Aí sim começaram a ganhar mais espaço nos palcos, com bandas.

Lembrando que, num sintetizador analógico, o som vem inicialmente da energia. Depois, o chamado "oscilador" cria a forma de onda, que possui as primeiras características do timbre. A partir daí, você vai seguindo uma seqüência lógica de filtros para chegar à um certo timbre.
Os antigos analógicos eram monofônicos, ou seja, só conseguiam reproduzir apenas uma nota de cada vez. Detalhe importante: Com esses antigos analógicos só era possível produzir timbres eletrônicos... "twizzz", "zioonnn", "reeeéééénnnn", "dzzzzzz"... É praticamente impossível conseguir um timbre de piano através de modelagem analógica.

Pra você ter idéia do tamanho desses analógicos, tomando o Moog Modular como exemplo, pra ele você comprava módulos com os filtros para a criação dos timbres. Esses módulos eram uns caixotes (que deveria pesar cerca de 30kg cada um) onde, um era interligado ao outro através de cabos, fazendo assim a modelagem do timbre.
Sem contar que esses equipamentos desafinavam constantemente, uma vez que seu timbre surgia da energia. Ou seja, conforme a oscilação da rede elétrica, o instrumento subia ou abaixava a afinação.

Mas enfim, a tecnologia foi avançando e os sintetizadores não poderiam ficar para tras.
Como eu já disse antes, peças e componentes novos foram surgindo, os tamanhos foram se facilitando.
A tecnologia chegou à um ponto onde não existia mais knobs (botões giratórios) para a edição dos timbres. Tudo é feito em um painel digital onde você só altera os valores dos parâmetros, adiciona ou retira filtros, tudo na maior comodidade. Então, eis que surge os sintetizadores digitais.

Tanta tecnologia, tanta modernidade mas, os antigos analógicos não foram esquecidos... e por que? É muito difícil conseguir reproduzir o timbre modelado analogicamente através de meios digitais.
É possível se chegar muito perto, até mesmo à 99% da perfeição, mas nunca será igual, até porque, os antigos analógicos não eram iguais entre si.

Confira nos links abaixo algumas imagens dos famosos analógicos:

- http://www.arturia.com/images/modular/mmv2_040723L.jpg
- http://www.marksmart.net/gearhack/pogomoog/MoogCrop.jpg
- http://www.smalltownmusic.com/home/otherforsalestack/MOOG.PRODIGY/fron t.jpg
- http://www.cikira.com - Studio de produção eletrônica

Hoje, os sintetizadores mais comuns trabalham com "romplers". Ou seja, você deseja um timbre de piano? Existe armazenado em seu sintetizador uma pequena amostra digital de piano e, através dos filtros e todos aqueles parâmetros de edição você deixa esse piano do jeitinho que você quer.
Ainda existem os "samplers" que, são gravações originais dos instrumentos, ou seja, a cópia perfeita. Mas este recurso, presente só nos equipamentos de maior valor (considerando os padrões atuais).

Áh, já ia me esquecendo. Ainda existem os sintetizadores digitais que são dedicados à simulação de analógicos, uma vez que estes são tão importantes na história das teclas e da tecnologia musical.
Dentre esses V.A (Virtual Analog) podemos destacar os Clavia Nord Lead, os Alesis Ion.
São alguns exemplos...

Agora, na categoria dos dgitais, temos os Yamaha S-03, Alesis QS Series, Roland XP Series, Korg Triton Series, etc...

Esperando ter lhe ajudado,
Um abraço,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 21:17
Votar

Só Corrigindo: o Virtual Analog da Clavia é o Nord Lead, Mr. Sarpa.

:)

sarpa
Veterano
# Enviado: 19/mai/05 21:33
Votar

Mr_Mojo_Rising, obrigado pela correção.
Eu havia me prometido que me esforçaria pra não inverter os nomes... mas pensa que escrever sobre um assistindo ao video do outro (Nord Stage) é fácil? hehehe...

Mais uma vez, obrigado pela correção. Post já editado.

Um abraço,
Juninho Sarpa.

Turista
Veterano
# Enviado: 20/mai/05 00:09
Votar

Sarpa

Valeu por mais uma de suas aulas. Vc realmente é demais. Qts anos vc tem que toca?

Turista
Veterano
# Enviado: 20/mai/05 00:13
Votar

Sarpa

seu site juninhosarpa.com.br não tá abrindo, pelo menos tentei acessá-lo hoje e não consegui. Caso seja algum problema nele, verifique aí, blz?

Um abraço.

ROTTA
Moderador
# Enviado: 20/mai/05 01:06
Votar

sarpa

Muito bom, como sempre. Excelente texto.
Abraços.

sarpa
Veterano
# Enviado: 20/mai/05 14:06
Votar

Turista, primeiramente obrigado pelos elogios, mas não foi nenhuma "aula" não. E... eu também não sou demais, sou como qualquer um outro usuário daqui do fórum. Todos nós aprendemos juntos.

Em relação aos endereços, o www.juninhosarpa.com.br está bloqueado por algum tempo, enquanto é feita a manutenção nos domínios, etc.
O site da minha banda, acabou de sair do ar também (www.bandaapice.com.br) mas estou entrando em contato com o servidor para ver o que aconteceu.

Resta só meu fotolog, hehehehe... Visite http://juninhosarpa.flogbrasil.com.br

Um abraço,
Juninho Sarpa.

sarpa
Veterano
# Enviado: 20/mai/05 14:12
Votar

Marco Alan Rotta, muito obrigado!

sarpa
Veterano
# Enviado: 20/mai/05 14:14
Votar

Turista, responder à quanto tempo eu toco é algo complicado...
Estou na música à mais de 10 anos. Mas todo esse tempo dividido entre alguns instrumentos (além das teclas) e principalmente, voz.

Abraços!

Theo22
Veterano
# Enviado: 21/mai/05 01:28 · Editado por: Theo22
Votar

sarpa

Cara, tudo aquilo erá um instumento?

Os PCs também já foram gigantes, mas um instumento assim, nunca tinha visto, parece que peganam umas peças do painel de um avião e montaram, bagulho é louco!

Eu tenho um módulo dele aqui no micro, do Moog Modular, tem muitos controles, prefiro mesmo os mais moderninhos, os knobs, nada melhor, é bem mais fácil de operar que os botões digitais.

Valeu sarpa, foi bom ler o que vc escreveu, aprendi bastante sobre os sintetizadores analógicos, muitas coisas não sabia, mas ainda posso continuar falando o que falei acima pro amigo que fez a pergunta, está certo dizer que os digitais tem menos possibilidade de edição?

Conheço um pouco sobre o Virtual Analog da Clavia é o Nord Lead, que são sintetizadores analógicos modernos.

Tenho certeza que esses são bem melhores que a grande grade de sintetizadores digitais que temos no mercado.

Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Sintetizador Analógico X Sintetizador Digital

96.070 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail