Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Música em Geral / O que você faz pra ganhar dinheiro com música?
<< . 1 . 2 . 3 .www.palcomp3.com.br
Autor Mensagem
anonymous4
Veterano
# Enviado: 20/dez/05 22:22
Votar

Bero Vidal
Será que o músico é uma profissão que depende eternamente do acaso ou se estudarmos música de verdade temos o futuro garantido?

Isso é que nem cursar uma boa universidade... Estudar bastante abre muitas portas, mas não assegura nada.
Mesma coisa com música, olha quantos musicos virtuose estão pobres e veja quantos musicos que não sabem muito mais que um power chord e estão nadando em dinheiro... é muito relativo isso...

Fabianorenno
Veterano
# Enviado: 20/dez/05 22:53
Votar

Cleber
cara, preciso mt fala com vc, c tem msn?

Mauricio Luiz Bertola
Prêmio FCC 2007
# Enviado: 20/dez/05 23:14
Votar

Bero Vidal
Obrigado pelas palavras, se bem que... bem, há um certo exagero nelas, pois meus conhecimentos musicais são pequenos, eu sou apenas um bom ouvinte e um indivíduo com senso crítico, estético e cultural razoávelmente apurado, fruto de minhas características pessoais e formação, nada mais.
Creio que nossa discussão possa ter servido para esclarecer algumas dúvidas que pairam na cabeça da molecada.
A propósito, gostaría de lhe sugerir (tomando esta ligeira liberdade) um livro que estou lendo agora (fora os necessários para minha profissão): Masi, Domenico de. " O Ócio Criativo" - RJ, Ed. Sextante, 2000. No qual certas questões que tratamos bem superficialmente são enfocadas. Espero que goste
Abç

aratohendrix
Veterano
# Enviado: 20/dez/05 23:50
Votar

as coisas não tão mto boas não viu amigo...primeiramente pq sou duro(como uma boa parte da população) e to trabalhando ainda pra comprar equipamentos decentes pra tocar, sozinho ou com banda. Mas continuo tocando beem de vez em quando, quero ver se me dedico mais esses tempos. E ja me lembro q ano q vem vou ter q estudar pra kct pq ano q vem é ano de vestibular, dai entra a questão q eu poderia fazer faculdade de musica, mas prefiro fazer historia(q sempre gostei e quis fazer) e ir vendo se ganho dinheiro e levo a musica junto, até quem sabe começar a ganhar dinheiro com a musica. E o meu sonho é começar a ganhar dinheiro o suficiente pra me sustentar(e a minha familia se eu tiver) e abandonar a carreira de professor/historiador. Mas isso são planos, planos assim como eu gostaria de dar aula na UFPR, e ta certo q alguns falam q eu sonho demais em querer isso, mas to pronto pra trabalhar mto pra conseguir.
Na verdade sei mto pouco da vida, mas tento ir fazendo tdo certo de acordo com minhas vontades e com minhas obrigações.

falow

Ken Himura
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 00:10
Votar

No meu caso, vou seguir a carreira de erudito. A competição é menos acirrada.

otavio016
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 00:19 · Editado por: otavio016
Votar

anonymous4

tecnica eh uma coisa e faze musicas legais eh outra...(claro q tem exceções). o cara pode nao sabe porra nenhuma de teoria e tecnica mais faz musica as vezes mt mais interessantes do quem sabe pra caraleo.

otavio016
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 00:35
Votar

nao importa se eh foda... se vc quer, ta determinado, tem mais eh q seguir em frente... meu pai mesmo riu quando eu falei pra ele q eu iria fazer faculdade de musica....ele falou pra mim faze uma faculdade pra ter uma profissao(sem comentarios neh =P)... mais isso eh o que ele ker para mim... nao o que eu kero.

Bero Vidal
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 02:44
Votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela sugestão. Acabei de ler "48 Variações sobre Bach", de Franz Rueb, da Companhia das Letras e, coincidentemente, os problemas e dilemas comentados neste fórum eram exatamente os mesmos na vida dos europeus no século XVIII, apogeu do Barroco, segundo o autor este livro.

Ken Himura
No meu caso, vou seguir a carreira de erudito. A competição é menos acirrada.

Não sei o que você pensa realmente a respeito deste assunto, mas acho que você não deve entrar em uma área porque ela é menos concorrida. Acima de tudo, vocêr precisa gostar do que pretende fazer. Estou fazendo faculdade de Música com especialização em Contrabaixo Erudito. Não pretendo ser o melhor neste instrumento nem mesmo em Manaus, porque esta não é a minha verdadeira praia. Fiz opção por este instrumento porque aqui não existe faculdade de Composição e Arranjo, onde é o meu oceano. Aqui existe faculdade com especialização em todos os instrumentos de Orquetra, da flauta a Tuba, porém não há composição. E aí? O que eu deveria fazer? Raciocinei da seguinte forma em 2000: "Seja contrabaixo, arranjo, cuíca ou reco-reco, eu quero ter conhecimento pleno em música de forma acadêmica, para discutir, opinar, concordar ou discordar com quem quer que seja na área musical". E penso desta forma desde então. Já que eu tocava contrabaixo, mesmo sem morrer de paixão pelo mesmo, fiz o vestibular e passei. Foi a melhor escolha que fiz na minha vida. Abriu-se um universo desconhecido para quem toca só de ouvido, como era meu caso. Isto ainda não me rendeu muita coisa financeiramente, porém, o conhecimento que alcancei nestes anos eu não troco por nada nesta vida. Na realidade, estou fazendo um curso erudito, apesar de eu me dar melhor no popular, mas isto fez com que minhas músicas tivessem arranjos que eu pensava que nunca iria compor. Na realidade, estou sugando ao máximo tudo que posso sobre harmonia, contraponto, arranjo etc. Porém, devo lhe relembrar que se aqui em Manaus tivesse um curso de Composição e Arranjo, eu largaria qualquer curso para conseguir me formar (ou me informar) nele, porque é isso que eu amo e quero para a minha vida. Não pretendo ser um Villa-Lobos, mas quero estar ao lado dele na hora que São Pedro for bater a foto no Céu....

otavio016
tecnica eh uma coisa e faze musicas legais eh outra...(claro q tem exceções). o cara pode nao sabe porra nenhuma de teoria e tecnica mais faz musica as vezes mt mais interessantes do quem sabe pra caraleo.

Isto é excessão, não é regra. Para a genialidade dos músicos populares, não há explicação. Hermeto Pascoal aprendeu aler partitura depois dos 30 e então, a partir daí, o Universo dele se expandiu. Se ele tivesse ficado somente na coisa do ouvido, talvez ele não fosse a referência mundial que ele é hoje. O ideal é unir toda a capacidade técnico-teórica do erudito com a agilidade e sensibilidade do popular.

Bero Vidal
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 02:52
Votar

Mauricio Luiz Bertola

http://www.geocities.com/slprometheus/html/oc25.htm

Bero Vidal
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 03:02
Votar

http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=113163

Este texto deve estar na mente de todo profissional de música brasileiro.

skolnick
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 11:33
Votar

Cada caso eh um caso!
Por exemplo o meu professor de guita tem uma renda de aproximadamente R$2.000,00, ao meu ver eh uma renda ateh que satisfatória!
Então achu que não podemos generalizar!

Valeu! :)

otavio016
Veterano
# Enviado: 21/dez/05 11:38
Votar

os problemas e dilemas comentados neste fórum eram exatamente os mesmos na vida dos europeus no século XVIII, apogeu do Barroco, segundo o autor este livro.

interessante

<< . 1 . 2 . 3 .
Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a O que você faz pra ganhar dinheiro com música?

96.147 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail