| Autor |
Mensagem |
_music_4_ever_ Veterano |
# Enviado: 27/ago/08 16:24 Votar
Ouvido absoluto é capacidade que uma pessoa tem de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcados por um símbolo apropriado (nota, letra) tal que a pessoa pode auralmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado( "ouvido absoluto passivo") e produzir qualquer tom que seja indicado por seu símbolo com zumbido ( "ouvido absoluto ativo"). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto reconhecem tons fácil e imediatamente, ou seja, sem qualquer esforço notável e, em particular, sem empregar quaisquer "truques" como o zumbido ou assobio.
Embora o ouvido absoluto em seres humanos normalmente seja dependente da classificação dos tons de acordo com as convenções de notação musical, não é simplesmente o nome da nota musical que possa ser identificada mas sim as próprias qualidades da nota. As características de um tom é identificada com melhor exatidão do que mais ou menos uma tolerância de frequência de3% predefinida pelo intervalo de semitotns que forma a menor unidade na notação musical oriental. O possuidor de tal ouvido pode dizer se um tom tocado acusticamente é sustenido ou bemol em relação à uma intonação padrão internamente à disposição de tal possuidor.Verifica-se que a intonação padrão de diferentes possuidores de ouvido absoluto pode ser diferente, dependendo do nível de intonação à que tenham sido expostos quando crianças. Isso se torna evidente quando possuidores de ouvido absoluto relatam achar difícil e até mesmo confuso quando têm de escutar ou tocar música em um nível de afinação que difere do padrão interno.
No idioma inglês, tal capacidade traduz-se perfect pitch, que refere-se à habilidade de ouvir e, imediatamente, reproduzir o som ouvido . Tal termo, porém, sugere que possuidores de ouvido absoluto são abençoados com orelhas bem melhores do que outras pessoas, em especial, estão em um senso capaz medir a frequência apenas por ouvir, com bastante exatidão, a nota. Isto não é bem verdade. Embora possa ser verdade que tais possuidores assim como a maioria dos músicos são capazes de avaliar sons mais precisamente que outros, isto está relacionado à sua devoção ao som e, em especial, ao treino. Em experimentos de percepção sonora acústica, possuidores de ouvido absoluto produzem resultados que normalmente não são diferentes dos de não-possuidores. Em especial, nos ouvidos de tais possuidores ocorrem mudança de percepção e desvios de oitava assim como em pessoas normais. Possuidores de ouvido absoluto tendem a esticar a escala de tons.
Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_absoluto
|
Byzkoitu Membro Novato |
# Enviado: 27/ago/08 16:40 Votar
Pelo que eu andei pesquisando.
Absoluto - Habilidade Inata... tipo eh meio q por insitinto... todos podem ter a partir de treino... alguns tem mais facilidade q os outros pra utilizar... mas eh o q estão dizendo mto nesse topico., da um trabalhão ate dominar totalmente... e claro, qto mais jovem vc exercitar mais facil pra dominar...
Comecei a fazer aquele curso do David Lucas Burge ta dando pra levar legal.. comecei hoje assim q tiver mais aprofundado vou postando aqui pro pessoal ter uma ideia de como é...
|
Rmiguez Membro Novato |
# Enviado: 27/ago/08 20:00 Votar
Conheço um cara que da aula de percepção que tem... me da medo!!
rs...
importante: tem gente dizendo aí que não exige treino, mas ninguém que nasceu com ouvido absoluto vai descobrir isso se não for trabalhar com música de alguma forma!
Abs
|
Byzkoitu Membro Novato |
# Enviado: 28/ago/08 09:11 Votar
é isso é vdd.. conversei com uma amiga ontem que fazia piano e ela conseguia identificar as notas qdo era criança
masss parou de mexer com musica hj nao consegue mais =/
alguem aqui já participou de algum seminário ou aula sobre isso?
|
Prof. Rosélio Araujo Membro |
# Enviado: 7/set/08 17:44 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo Votar
Rmiguez Conheço um cara que da aula de percepção que tem... me da medo!!
Quem nunca viu fica assustado. A pessoa escrever uma partitura apartir de um simples "cantarolar" e depois voce levar para o instrumento e não ter nenhum erro. É incrível.
|
fill.zanchez Membro Novato |
# Enviado: 26/abr/09 03:29 · Editado por: fill.zanchez Votar
Coloquei um Lá pra soar aqui... Vou ficar a noite toda ouvindo isso! Se o cérebro humano consegue distinguir naturalmente volume e timbre, porque não tonalidade? Me aguardem... Dá próxima vez que o galo cantar vou dizer... "Isso foi um Fá sustenido"!
edit: droga... Isso é dificil mesmo, saí, fui ao banheiro, depois bebi uma água... Agora coloquei o fone de novo e eu já estava com um Lá bemol na cabeça!
|
Dave Hoppus Veterano |
# Enviado: 26/abr/09 05:49 Votar
fill.zanchez
A que ponta chega uma pessoa. Vai se tratar. hahahahaha
|
fill.zanchez Membro Novato |
# Enviado: 26/abr/09 06:37 Votar
Dave Hoppus uhuahauhauha... q nada cara! vai q eu inventei um novo metodo de estudo? sei lá...
|
rodsom Membro Novato |
# Enviado: 26/abr/09 10:11 Votar
conversei com uma amiga ontem que fazia piano e ela conseguia identificar as notas qdo era criança
nao animei a ler o topico todo, mas tem musica q eu escutava quando era criança (quando nem sonhava em mexer com musica), que ate hoje eu trago o tom delas na cabeça. quando comecei a aprender a tocar, na segunda aula ja afinava o baixo sem afinador e hoje, a maioria das musicas eu tiro apenas escutando, sem precisar pegar o baixo. foi uma coisa q nasceu comigo e eu apenas desenvolvi com a pratica.
|
_music_4_ever_ Veterano |
# Enviado: 18/ago/09 12:12 Votar
rodsom tens bom ouvido relativo.
|
james_the_bronson Veterano |
# Enviado: 19/ago/09 01:57 Votar
Eu tenho o lá de cabeça òÔ ...
Mas não era assim, mas também não treinei. Acho que é costume, é uma nota no limite dos meus graves e como no solfejo eu normalmente praticava mais subindo a escala do que descendo ( ou descia no máximo um ou dois graus ), acho que acostumei e decorei...
|