Home · Resposta · Registre-se para poder enviar mensagens · Regras · Arquivo · Central de Ajuda ·

Fóruns Cifra Club / Música em Geral / Ouvido absoluto!!!
<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 .www.palcomp3.com.br
Autor Mensagem
_music_4_ever_
Veterano
# Enviado: 27/ago/08 16:24
Votar

Ouvido absoluto é capacidade que uma pessoa tem de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcados por um símbolo apropriado (nota, letra) tal que a pessoa pode auralmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado( "ouvido absoluto passivo") e produzir qualquer tom que seja indicado por seu símbolo com zumbido ( "ouvido absoluto ativo"). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto reconhecem tons fácil e imediatamente, ou seja, sem qualquer esforço notável e, em particular, sem empregar quaisquer "truques" como o zumbido ou assobio.

Embora o ouvido absoluto em seres humanos normalmente seja dependente da classificação dos tons de acordo com as convenções de notação musical, não é simplesmente o nome da nota musical que possa ser identificada mas sim as próprias qualidades da nota. As características de um tom é identificada com melhor exatidão do que mais ou menos uma tolerância de frequência de3% predefinida pelo intervalo de semitotns que forma a menor unidade na notação musical oriental. O possuidor de tal ouvido pode dizer se um tom tocado acusticamente é sustenido ou bemol em relação à uma intonação padrão internamente à disposição de tal possuidor.Verifica-se que a intonação padrão de diferentes possuidores de ouvido absoluto pode ser diferente, dependendo do nível de intonação à que tenham sido expostos quando crianças. Isso se torna evidente quando possuidores de ouvido absoluto relatam achar difícil e até mesmo confuso quando têm de escutar ou tocar música em um nível de afinação que difere do padrão interno.

No idioma inglês, tal capacidade traduz-se perfect pitch, que refere-se à habilidade de ouvir e, imediatamente, reproduzir o som ouvido . Tal termo, porém, sugere que possuidores de ouvido absoluto são abençoados com orelhas bem melhores do que outras pessoas, em especial, estão em um senso capaz medir a frequência apenas por ouvir, com bastante exatidão, a nota. Isto não é bem verdade. Embora possa ser verdade que tais possuidores assim como a maioria dos músicos são capazes de avaliar sons mais precisamente que outros, isto está relacionado à sua devoção ao som e, em especial, ao treino. Em experimentos de percepção sonora acústica, possuidores de ouvido absoluto produzem resultados que normalmente não são diferentes dos de não-possuidores. Em especial, nos ouvidos de tais possuidores ocorrem mudança de percepção e desvios de oitava assim como em pessoas normais. Possuidores de ouvido absoluto tendem a esticar a escala de tons.

Fonte: Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_absoluto

Byzkoitu
Membro Novato
# Enviado: 27/ago/08 16:40
Votar

Pelo que eu andei pesquisando.

Absoluto - Habilidade Inata... tipo eh meio q por insitinto... todos podem ter a partir de treino... alguns tem mais facilidade q os outros pra utilizar... mas eh o q estão dizendo mto nesse topico., da um trabalhão ate dominar totalmente... e claro, qto mais jovem vc exercitar mais facil pra dominar...

Comecei a fazer aquele curso do David Lucas Burge
ta dando pra levar legal.. comecei hoje assim q tiver mais aprofundado vou postando aqui pro pessoal ter uma ideia de como é...

Rmiguez
Membro Novato
# Enviado: 27/ago/08 20:00
Votar

Conheço um cara que da aula de percepção que tem... me da medo!!

rs...

importante: tem gente dizendo aí que não exige treino, mas ninguém que nasceu com ouvido absoluto vai descobrir isso se não for trabalhar com música de alguma forma!

Abs

Byzkoitu
Membro Novato
# Enviado: 28/ago/08 09:11
Votar

é isso é vdd..
conversei com uma amiga ontem que fazia piano
e ela conseguia identificar as notas qdo era criança

masss parou de mexer com musica hj nao consegue mais =/

alguem aqui já participou de algum seminário ou aula sobre isso?

Prof. Rosélio Araujo
Membro
# Enviado: 7/set/08 17:44 · Editado por: Prof. Rosélio Araujo
Votar

Rmiguez
Conheço um cara que da aula de percepção que tem... me da medo!!

Quem nunca viu fica assustado. A pessoa escrever uma partitura apartir de um simples "cantarolar" e depois voce levar para o instrumento e não ter nenhum erro. É incrível.

fill.zanchez
Membro Novato
# Enviado: 26/abr/09 03:29 · Editado por: fill.zanchez
Votar

Coloquei um Lá pra soar aqui... Vou ficar a noite toda ouvindo isso! Se o cérebro humano consegue distinguir naturalmente volume e timbre, porque não tonalidade? Me aguardem... Dá próxima vez que o galo cantar vou dizer... "Isso foi um Fá sustenido"!

edit: droga... Isso é dificil mesmo, saí, fui ao banheiro, depois bebi uma água... Agora coloquei o fone de novo e eu já estava com um Lá bemol na cabeça!

Dave Hoppus
Veterano
# Enviado: 26/abr/09 05:49
Votar

fill.zanchez

A que ponta chega uma pessoa.
Vai se tratar. hahahahaha

fill.zanchez
Membro Novato
# Enviado: 26/abr/09 06:37
Votar

Dave Hoppus
uhuahauhauha... q nada cara! vai q eu inventei um novo metodo de estudo? sei lá...

rodsom
Membro Novato
# Enviado: 26/abr/09 10:11
Votar

conversei com uma amiga ontem que fazia piano
e ela conseguia identificar as notas qdo era criança

nao animei a ler o topico todo, mas tem musica q eu escutava quando era criança (quando nem sonhava em mexer com musica), que ate hoje eu trago o tom delas na cabeça.
quando comecei a aprender a tocar, na segunda aula ja afinava o baixo sem afinador e hoje, a maioria das musicas eu tiro apenas escutando, sem precisar pegar o baixo.
foi uma coisa q nasceu comigo e eu apenas desenvolvi com a pratica.

_music_4_ever_
Veterano
# Enviado: 18/ago/09 12:12
Votar

rodsom
tens bom ouvido relativo.

james_the_bronson
Veterano
# Enviado: 19/ago/09 01:57
Votar

Eu tenho o lá de cabeça òÔ ...

Mas não era assim, mas também não treinei. Acho que é costume, é uma nota no limite dos meus graves e como no solfejo eu normalmente praticava mais subindo a escala do que descendo ( ou descia no máximo um ou dois graus ), acho que acostumei e decorei...

<< . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 7 . 8 . 9 .
Envia sua resposta para este assunto:

Tablatura   

» Nome ou apelido:  » Senha 

Tópicos relacionados a Ouvido absoluto!!!

96.004 usuários cadastrados. Anuncie aqui!

miniBB forum software © 2001-2009
Terra Índice Chat E-mail